Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jean Wyllys propõe emenda à Bíblia para retirar trechos homofóbicos

Jean Wyllys propõe emenda à Bíblia para retirar trechos homofóbicos

Boato – Deputado federal Jean Wyllys, do PSOL, apresentou um projeto de lei para retirar trechos considerados homofóbicos da Bíblia.

Como já falamos antes, em 2015 não tem para ninguém. Jean Wyllys é o campeão dos boatos na internet. Uma história começou a circular com força no mês de junho de 2015. Ela aponta para um projeto de lei do deputado, que pertence ao PSOL do Rio de Janeiro, que pretende retirar trechos homofóbicos na Bíblia. O texto circulou pode inúmeros blogs (a maioria religiosos e/ou conservadores) e por redes sociais. Leia trechos do artigo:

Jean Wyllys quer mudar a Bíblia, diz boato
Jean Wyllys quer mudar a Bíblia, diz boato

Jean Wyllys Propõe Emenda À Bíblia Para Retirar Trechos Considerados Homofóbicos

O deputado federal Jean Wyllys, do PSOL, apresentou na tarde de hoje um projeto de emenda ao texto da Bíblia que pretende tirar do livro sagrado dos cristãos os trechos considerados “homofóbicos”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A proposta causou polêmica mesmo antes de sua apresentação, levando vários membros da bancada evangélica a tentarem articular com a mesa da Casa legislativa a rejeição sumária de proposta. O autor do projeto, já precavido das reações contrárias, ocupou a tribuna para justificá-lo.

Desde o início eu sabia das reações que os setores fundamentalistas iriam protagonizar. Mas vejam vocês que até mesmo do livro do Monteiro Lobato foi extraído um trecho racista, por qual motivo não podemos fazer o mesmo com a Bíblia?”, questionou.

Se aprovada, será enviada ao Senado onde passará por votação em dois turnos, após os quais entrará em vigor independentemente de sanção da presidente Dilma, por se tratar de Projeto de Emenda à Bíblia.

Esse boato não é muito difícil de desvendar. O primeiro passo para fazer isso é procurar alguma referência sobre o assunto na internet. Claro, encontramos apenas textos publicados nesses blogs. No meio de todos os textos chegamos a orígem do boato: o blog de Joselito Muller, um dos maiores criadores de notícias falsas virais desse país.

O grande problema não está no Joselito Muller publicar a notícia e sim de uma porção de gente acreditar na história e sair republicando por aí. Não é a primeira vez que isso acontece. Assim como não é a primeira vez que Jean Wyllys, Bíblia e boatos circulam pela internet.

Para além disso, é claro que mesmo que Jean Wyllys quisesse, não conseguiria modificar trechos da Bíblia sendo um deputado federal. Livros dos mais diferentes caráteres circulam pelo país e não conseguem ser proibidos. Não seria com a Bíblia que isso aconteceria.

No ano passado, o Boatos.org publicou uma história que apontava que Jean Wyllys havia dito que a Bíblia é uma piada e cristão são palhaços. É claro que a história é falsa. Assim como a de hoje sobre o projeto de lei que pede emenda à Bíblia para retirar trechos homofóbicos.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Sandro Anderson e Leonice Alves Leandro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.