Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jean Wyllys e Pabllo Vittar farão turnê LGBT em escolas do Brasil #boato

Jean Wyllys e Pabllo Vittar farão turnê LGBT em escolas do Brasil #boato

Boato – Deputado federal Jean Wyllys e a cantora Pabllo Vittar farão turnê “Cultura LGBT e Diversidade Sexual Infantil” em escolas de todo o Brasil.

Nas últimas semanas, dois acontecimentos causaram muita polêmica na internet. Um foi o cancelamento da exposição do Santander em Porto Alegre sob a acusação de promover a pedofilia. Outro foi a decisão da Justiça Federal do DF que permite a chamada terapia de “reversão sexual” (chamada por muitos de “cura gay”). É claro que a polêmica gerada em cima dos acontecimentos descritos traria consigo algumas notícias falsas.

A última história relacionada ao debate que circula na internet aponta que deputado federal Jean Wyllys e a cantora Pabllo Vittar têm um plano para “expandir” a diversidade sexual nas escolas. Seria a caravana “Cultura LGBT e Diversidade Sexual Infantil”. A divulgação da turnê teria sido feita em uma postagem do deputado no Twitter. Leia (na imagem abaixo):

Print da notícia falsa sobre turnê de Jean Wyllys e Pabllo Vittar em escolas do Brasil
Print da notícia falsa sobre turnê de Jean Wyllys e Pabllo Vittar em escolas do Brasil

Jean Wyllys e Pabllo Vittar farão turnê LGBT em escolas do Brasil?

Não é preciso nem dizer que a imagem com o “anúncio” se espalhou na internet e gerou muitas críticas por parte dos mais conservadores. Mas será mesmo que Jean Wyllys e Pablo Vittar vão “girar” pelas escolas do Brasil para ensinar sobre cultura LGBT e diversidade sexual? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Quem acompanha o Boatos.org sabe que muitos boatos nascem de postagens atribuídas erroneamente a pessoas conhecidas. Recentemente, desmentimos uma história que envolvia o próprio Jean Wyllys e uma postagem sobre casamento infantil islâmico. O “método” para o boato era justamente um print falso.

A metodologia é a mesma na história de hoje. Para começar, tentamos procurar quando que Jean Wyllys teria feito a postagem. A data mostrada na imagem é 19 de julho de 2017. Porém, Jean não publicou nada no Twitter nesta data. O máximo que ele fez foi dar um RT em uma postagem do partido dele, o PSOL.

Por sinal, nem encontramos qualquer post de Jean Wyllys que fale sobre o assunto. Para além disso, não há nenhuma informação que dê conta sobre a tal turnê de Jean e Pabllo pelas escolas. Se fosse real, a informação viraria, com certeza, notícia.

Tentamos, ainda, procurar na página da cantora para saber se havia algo relacionado ao assunto e encontramos uma postagem em que ela pede votos para o prêmio Multishow 2017. Detalhe: a arte da imagem é idêntica à utilizada por Pabllo. Ou seja, já sabemos de onde foi tirado o “folder” da falsa turnê.

Resumindo: a história que aponta que Jean Wyllys e Pabllo Vittar vão fazer uma turnê LGBT por escolas do Brasil é falsa. Não passa de um boato criado em cima de uma montagem feita com a arte do Prêmio Multishow e o perfil do deputado no Twitter. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.