Silas Malafaia diz que Jean Wyllys quer legalizar sexo com crianças de 8 anos #boato

Boato – Silas Malafaia alerta que deputado Jean Wyllys tem projeto para legalizar a prática sexual com crianças de até oito anos de idade.

Desde que o Boatos.org começou a desmentir informações falsas na internet, o deputado Jean Wyllys é, dentre as figuras da política, um dos mais citados. Já fizemos inúmeros desmentidos de histórias falsas envolvendo o nome dele. Mas no caso de hoje, Jean não está sozinho. A história que circula online também cita o pastor Silas Malafaia.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

De acordo com um texto viral no WhatsApp, Silas Malafaia teria alertado que Jean Wyllys quer mudar o código penal para legalizar a prática sexual com crianças a partir de oito anos de idade. A mensagem linka para um site e pede o compartilhamento. Leia (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa sobre Silas Malafaia denunciar Jean Wyllys sobre projeto que legalizar sexo com crianças de oito anos
Print da notícia falsa sobre Silas Malafaia denunciar Jean Wyllys sobre projeto que legalizar sexo com crianças de oito anos’

Jean Wyllys quer legalizar sexo com crianças de 8 anos, diz Silas Malafaia

Mesmo com a história sendo confusa (Malafaia disse que Jean quer mudar o código penal), muita gente compartilhou a informação. Mas será mesmo que Jean Wyllys quer “legalizar” relações sexuais de adultos com crianças de oito anos de idade e, ainda por cima, Malafaia denunciou isso? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto tem as características mais básicas dos boatos de internet. É alarmista, vago (não diz sequer quando aconteceu), tem erros de ortografia e, claro, pede o compartilhamento.

Dentro da própria mensagem há dois erros que acabam, inclusive, com a verossimilhança da notícia. O primeiro é apontar que Jean Wyllys está criando um “novo Código Penal”. Quem entende um pouquinho de legislação sabe que as coisas não são tão simples assim. Um deputado não pode, sozinho e sem discussão, “criar” um Código Penal. Tanto que o Código Penal vigente no país é de 1940.

O segundo ponto está no “envio do projeto” para o STJ. Deputados não enviam projetos para o STJ julgar. É o próprio Congresso que decide pela continuidade ou não dos projetos. Se o projeto fosse real, iria, depois de protocolado, para uma comissão, plenário da Câmara, comissão no Senado, plenário no Senado e, finalmente, sanção presidencial.

Para além de todos os erros no texto, tentamos achar qualquer (mas qualquer mesmo) registro confiável de que o pastor Silas Malafaia teria feito a tal denúncia ou de que Jean Wyllys tinha qualquer projeto neste sentido. Como era de se esperar, não encontramos nada.

Em nenhuma das edições do programa Vitória em Cristo, Silas Malafaia toca no assunto. O pastor também não fala nada sobre o assunto em suas redes sociais. No lado de Jean Wyllys, também não achamos nenhuma manifestação sobre o tal projeto. Tentamos achar, ainda, sobre algum projeto que falasse sobre o assunto no portal da Câmara dos Deputados. Por sinal, nenhuma notícia de fontes confiáveis falou do projeto.

Resumindo: a história que aponta que Silas Malafaia denunciou que Jean Wyllys quer legalizar a prática sexual com crianças de oito anos é falsa. É só mais um boato que circula na internet envolvendo o pastor e o deputado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Fatima Jacomé e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Silas Malafaia diz que Jean Wyllys quer legalizar sexo com crianças de 8 anos #boato

  • 27/09/2017 em 01:29
    Permalink

    engraçado que todos os boatos é a mesma pessoa no facebook e voces ja pegam, interessante ne.

    Resposta
  • 25/09/2017 em 11:34
    Permalink

    Só sei que esse VIADO quer destruir a familia brasileira.

    Resposta
    • 28/09/2017 em 22:57
      Permalink

      Eu não sei… mas o que destrói família não é divórcio?!?

      Resposta
  • 25/09/2017 em 10:50
    Permalink

    Mais uma calunia,mais uma mentira contra o bravo e um dos melhores parlamentares do Brasil:Jean Willis do PSol,mais uma mentira:

    Resposta
    • 28/09/2017 em 13:26
      Permalink

      Não pq será que esse site posta tanta coisa de boatos contra o nosso guerreiro Jean em?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)