Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jair Bolsonaro criou projeto que prevê o fim do IPVA #boato

Jair Bolsonaro criou projeto que prevê o fim do IPVA #boato

Boato – Deputado Jair Bolsonaro criou um projeto de lei que prevê o fim do IPVA. Ele será aprovado se as pessoas assinarem uma petição online.

Daqui para frente, é bem possível que você, leitor do Boatos.org, veja o nome de Jair Bolsonaro com mais frequência por aqui. O deputado federal e provável candidato à Presidência já está em campanha eleitoral. Uma das consequências disso é que o nome dele vai aparecer cada vez mais no mundo da boataria.

A última história sobre Bolsonaro que viralizou online (e que nem é tão nova assim) dá conta de que o deputado criou um projeto de lei que prevê a extinção da cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Mais do que isso, o texto aponta que Bolsonaro pediu (isso mesmo) para que internautas assinem petição e diz que “faltam poucas assinaturas para aprovação do projeto”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto, publicado em diversos blogs e que viralizou em redes sociais, ainda pede o compartilhamento da informação. Leia trecho do texto (reprodução de postagem no Facebook):

Print da notícia falsa sobre Bolsonaro e o projeto de lei que pede o fim do IPVA
Print da notícia falsa sobre Bolsonaro e o projeto de lei que pede o fim do IPVA

Jair Bolsonaro criou projeto que prevê o fim do IPVA?

A história movimentou as redes sociais e gerou diversas assinaturas em uma petição que está no site Avaaz desde 2013. Mas será mesmo que Bolsonaro tem um projeto de lei que pede o fim do IPVA e que assinar uma petição garante a aprovação dele? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro fator que denuncia a história é a fonte da informação. Esta história de fim do IPVA circula desde o início do ano na internet. Detalhe: a informação foi publicada em sites que só compartilham notícias falsas ou conteúdo opinativo (normalmente, com viés de direita) e desmentida no Boatos.org.

Na versão “setembro de 2017” da história, a grande diferença é a “carta assinada por Jair Bolsonaro e equipe”. Fomos verificar se na página oficial do deputado havia algo. Como é de se imaginar, a tal “carta” não foi publicada nos canais oficiais de Bolsonaro. Estranho, não?

Terceiro ponto: não há nenhum projeto de lei de autoria de Bolsonaro pedindo o fim do IPVA. Fizemos uma pesquisa sobre projetos em tramitação com a palavra-chave IPVA. Nenhum levava o nome de Bolsonaro (busque por IPVA na aba proposições). Dentre os projetos, não achamos nenhum que prevê o fim do imposto.

A única informação que encontramos em relação aos “Bolsonaros” e ao “fim do IPVA” são alguns projetos de Flávio Bolsonaro (filho de Jair) como deputado estadual, no Rio de Janeiro. Em 2008, ele propôs que o dinheiro pago em pedágios fosse abatido de IPVA. No mesmo ano, o projeto foi arquivado.  

Quarto ponto: beira o ridículo a tese de que o projeto de lei vai ser aprovado por causa do número de assinaturas em uma petição online. Como se sabe (ou deveríamos saber), petições online não têm peso em votação de projetos. Esse link explica (por cima) como é o processo legislativo (spoiler: é mais complicado do que apenas ter x assinaturas em petições).

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro criou um projeto de lei pedindo o fim do IPVA e ainda criou uma petição online a respeito do assunto é falsa. É um boato “reciclado” de uma história já desmentida por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Leonel Contrera, R. Bastos e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.