Interpol confirma que assinatura de Cunha na Suíça é falsa, diz hoax

Boato – Polícia internacional assume que documentos assinados pelo deputado Eduardo Cunha em bancos suíços foram forjados.

Depois de 19 fases de Lava Jato, fica difícil não se perder entre o que é verdade e o que é mentira. Já foram tantos nomes, tantas delações e tantos esquemas deflagrados que é razoável (e até perdoável) acreditar em algumas informações erradas sobre o caso.

Segundo hoax, Interpol assume que assinatura de Cunha em documentos são forjadas
Segundo hoax, Interpol assumiu que assinatura de Cunha em documentos são forjadas

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Porém, a concessão tem limite. Uma coisa é confundir a fase 17 com a 18 ou não saber direito se os presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez continuam presos. Outra é avaliar que as investigações sobre Eduardo Cunha são todas falsas baseadas em uma montagem mal feita na internet.

A foto com letras garrafais, em preto e vermelho, anuncia que a Interpol reconheceu estar errada sobre as contas de Cunha no exterior. Segundo a mensagem, foi tudo forjado para incriminar o presidente da Câmara. Confira:

INTERPOL CONFIRMA: ASSINATURA DE EDUARDO CUNHA APRESENTADA PELOS BANCOS SUÍÇOS É FALSA!!!”

Segundo a polícia internacional a assinatura não bate com a original do deputado e provavelmente foi feita no paint brush. É possível que o dinheiro que estejam nessas contas tenha sido colocado lá propositalmente para inciminar o deputado Cunha.

Com a foto em péssima resolução e ampliada na parte da assinatura vem a legenda: ‘VEJA A IMAGEM AMPLIADA DA ASSINATURA DE CUNHA QUE TEM CIRCULADO NA INTERNET. ELA PARECE REAL PARA VOCÊ?’

Como nossa missão é desmentir e não opinar, vamos pela lógica. Obviamente que a assinatura mostrada na imagem como “original” não é de Eduardo Cunha. E sim, pode ter sido feita por qualquer pessoa no mundo, inclusive no Paintbrush. Só que não há veracidade alguma nas informações garrafais escritas na mensagem.

Mais um detalhe, a Interpol não assumiu nada. Ao contrário, investigadores suíços encontraram os documentos assinados pelo deputado em contas no país e encaminharam à Procuradoria Geral da União. Nessa matéria do G1, há as imagens do passaporte e outros papeis comprovadamente assinados pelo deputado.

E não para por aí, os suíços também enviaram registros de contas nos nomes da filha e da esposa do presidente da câmara. É tudo armação para incriminá-lo? Depositaram milhões de reais em contas forjadas em nome de Cunha e sua família só para incriminá-lo? Talvez seja o caso de abandonar por uns tempos as séries de conspiração.

O fato é que a imagem compartilhada por pelo menos 500 pessoas (e esse número está aumentando) no Facebook grita assumindo ser boato, com características já batidas por nós, como o tom apelativo, o exagero e os erros de português.

A Lava Jato e seus braços que parecem não ter fim confundem, com certeza. No entanto, essa história é escancaradamente falsa, qualquer bom observador já identifica de cara. E para aqueles que têm os fatos disponíveis a um clique e acreditam em montagens grosseiras como essa não cabe concessão, só puxão de orelha mesmo.

3 comentários em “Interpol confirma que assinatura de Cunha na Suíça é falsa, diz hoax

  • 29/10/2015 em 03:06
    Permalink

    É incrível como há um corporativismo criminoso dentro do Congresso Nacional! Todos nós estamos vendo a cara de pau do Deputado Eduardo Cunha e seus protetores políticos. Dá vergonha de ver a que ponto chegou a política do nosso País , permitindo pessoas tão desqualificadas e sujas para nos representar. Independentemente de o Deputado ter ou não ter conta em qualquer lugar lugar seja, ele é um dos políticos mais odiados e rejeitados do Brasil. Ele só representa a si próprio e aos seus asseclas . Espero que haja justiça para tirá-lo de onde ele nunca deveria estar: no Congresso Nacional!

    Resposta
  • 28/10/2015 em 21:31
    Permalink

    Esse boato foi criado por uma página de humor irônico chamada “Que absurdo, estou revoltado”. Ela cria propositalmente boatos virtuais pra enganar e ironizar os coxinhas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)