Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação falsa: PT trouxe 50 mil haitianos para votar em Dilma nas eleições

Informação falsa: PT trouxe 50 mil haitianos para votar em Dilma nas eleições

Haitianos teriam recebido título de eleitor para votar no PT, diz boato
Haitianos teriam recebido título de eleitor para votar no PT, diz boato

Boato – 50 mil haitianos já têm título de eleitor e foram instruídos a votar no PT nas eleições.

A migração de haitianos para o Brasil, em larga escala, começou em 2010 após o terremoto que matou mais de 300 mil pessoas. Desde então, os imigrantes chamam atenção por serem relacionados com notícias falsas – como o caso dos 20 mil haitianos que teriam vindo para o nosso país formar uma milícia.

Obviamente, o boato que ganhou grande repercussão era mentira. Agora, o nome dos haitianos é envolvido em mais uma notícia suspeita. Segundo o site sergiorochareporter.com.br, 50 mil haitianos chegaram no Brasil entre abril e maio.

As informações, segundo o texto, foram obtidas pelo repórter Roberto Oliveira, da TV Amazônia News, que descobriu que os haitianos vieram para o Brasil retirar título de eleitor. Além disso, foram orientados para votar no Partido dos Trabalhadores. Confira o texto completo abaixo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“O país escancarou suas fronteiras para 50 mil haitianos entre abril e maio desse ano. Pessoas sem qualificação ou estudo vieram buscar oportunidades no Brasil. Tudo muito estranho. Qual o interesse do Brasil em receber essa gente e qual o interesse dessa gente no Brasil? O Repórter da TV Amazônia News, Roberto Oliveira, foi atrás desse mistério e descobriu, após pesquisar no cartório e nos registros do Tribunal Regional Eleitoral do Acre que esses imigrantes possuem dupla cidadania e puderam fazer o título de eleitor, dentro do prazo legal para votarem nas eleições de outubro de 2014, que terminava em 5 de maio.

O PT previu que a disputa eleitoral será muito acirrada, e que qualquer voto a mais poderá fazer a diferença. No caso de uma derrota petista (que é muito provável), sabemos que haverá uma guerra civil, pois o PT irá declarar fraude e não irá entregar o poder. O repórter conversou com um desses imigrantes, que confirmou que veio ao Brasil após ser abordado por “gente do governo” que esteve no Haiti atrás de homens que topassem votar no partido em troca de abrigo, mas dispostos a lutar em caso de guerra”.

Como dá para se imaginar, novamente os haitianos foram vítimas de alguma pessoa má intencionada que lança um viral na internet. Além de a notícia ser falsa, a TV Amazônia News, nem o repórter Roberto Oliveira, aparentam existir. Uma pesquisa no Google com o nome de ambos mostra como resultado apenas mais links falando sobre o boato dos haitianos petistas.

Ainda, falar que existe a possibilidade de uma guerra civil caso o PT não vença não passa de uma grande besteira. Até porque, ao contrário do que o texto diz, vinte pontos percentuais separam Dilma Rouseff de Aécio Neves, segundo o IBOPE.

Vale destacar o desserviço para a população que sites que publicam notícias falsas vem prestando. Afinal, além de mentir para a população, pode causar reflexos negativos – como essa reportagem da Terra que mostra o preconceito que os haitianos no Brasil sofrem.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Maria Laura de Martini, Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.