Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que esfaqueou Bolsonaro aparece em foto com Lula e Gleisi #boato

Homem que esfaqueou Bolsonaro aparece em foto com Lula e Gleisi #boato

Boato – Adélio Bispo de Oliveira, homem que esfaqueou o candidato Jair Bolsonaro, foi flagrado em uma foto junto com Lula, Gleisi e militantes do PT.

Depois do atentado que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) sofreu na cidade de Juiz de Fora (MG), a internet entrou em ebulição. O que não faltou foi acusação de um lado e de outro (muitas delas falsas). De um lado, falaram que Adélio Bispo de Oliveira, acusado do crime, é filiado do PT. De outro, falaram que o atentado foi forjado “porque não há sangue”. Agora, vamos falar de mais uma história “contra Lula”.

De acordo com mensagens que circulam no WhatsApp, Facebook, Twitter e blogs, Adélio Bispo de Oliveira aparece em uma imagem junto com Lula, Gleisi Hoffmann (presidente do PT) e outros correligionários do partido. O que não faltou foi “mensagem comentando a foto”. Leia algumas:

Versão 1: Tirem suas conclusões. Versão 2: “Olha o ditocujo que tentou matar o Bolsonaro. A imagem fala por si”. Versão 3: Olha quem está aí na foto junto com o Lula. Versão 4: Ele era militantes do PT olha ele na foto juntos com Lula Gleisi Hoffmann….

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 5: Se buscar a ficha corrida do assassino e seus contatos, vai aparecer o nome do Lula. Veja na imagem o assassino acompanhando o chefe da quadrilha. O STF tem grande responsabilidade nessa situação, pois ao invés de cumprir seu papel com rigor, fica flertando com bandidos. Vendo essa foto, dá pra acreditar que o assassino não tem envolvimento com a cúpula do PT ?

Homem que esfaqueou Bolsonaro aparece em foto com Lula e Gleisi?

A tal foto circulou muito na internet, deixou muita gente com uma pulga atrás da orelha e “cheia de conclusões”. Mas será mesmo que a foto de Lula e Gleisi tem, de fato, o homem que esfaqueou Bolsonaro? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para chegar à solução desta questão não foi preciso ir muito longe. Antes disso, só para marcar, perceba que nenhuma das mensagens que “comentam” a imagem cita fontes confiáveis para balizar a informação, todas têm caráter vago, são alarmistas e têm erros de português (com exceção das mais curtas). Só isso já pediria uma análise melhor.

E lá fomos buscar pela imagem no Google. Descobrimos que ela foi tirada no dia 5 de maio de 2017 durante depoimento do ex-presidente Lula em Curitiba. A foto foi tirada por Ricardo Stuckert (do Instituto Lula) e tem um “detalhe” muito importante: ela não tem a imagem de Adélio Bispo de Oliveira. Olha a imagem:

Foto verdadeira de Lula e Gleisi não tem homem que esqueou Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Foto verdadeira de Lula e Gleisi não tem homem que esqueou Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Resumindo: já deu para perceber que a história que aponta que o homem acusado esfaquear Bolsonaro apareceu em uma foto com Lula e Dilma é falsa. A imagem foi adulterada antes de viralizar por aí. Ou seja: é só mais um boato sobre o assunto que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.