Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hoax: urnas eletrônicas não aceitam votos para Aécio Neves nas eleições

Hoax: urnas eletrônicas não aceitam votos para Aécio Neves nas eleições

Urna eletrônica pode ser fraudada, diz boato
Urna eletrônica pode ser fraudada, diz boato

Boato – Urnas eletrônicas foram programadas para não aceitar votos para Aécio Neves nas eleições. Quando alguém votava 45, aparecia uma barra de carregamento e o voto era anulado.

Um dia antes das eleições, o Boatos.org publicou um texto analisando as chances das urnas eletrônicas serem fraudadas durante as eleições. Parece que o texto não foi lido por muitas pessoas. O principal indício disso foram as teorias da conspiração que começaram a aparecer na internet logo após as votações acabarem.

Algumas reclamações davam conta de que os números “4” das urnas estavam com defeito. Outra apontavam que pessoas haviam votado no lugar delas. Mas a reclamação que aconteceu com maior frequência foi a de que, quando alguém votava em Aécio, a urna aparecia com uma barra de carregamento e desligava.

As principais denúncias apareceram dentro de um post da própria campanha de Aécio Neves no Facebook. Um dos comentários foi o seguinte:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

ALERTA!!!! FRAUDE????

Acabei de votar e aconteceu o seguinte: a cada candidato votado aparecia depois a mensagem confirmado. Na hora de votar para presidente não apareceu o confirmado e encerrou. Reclamei com o presidente da seção e ele disse que algumas pessoas já haviam reclamado disso e que tinha acontecido com ele em outra seção.

Tenho a revoltante sensação que meu voto não foi computado. Foi chamada a responsável pela 119ª zona eleitoral que disse que ia dar ciência do q. estava acontecendo. Houve muita indignação das pessoas que estavam na seção e o mesmo aconteceu com outras pessoas que votaram depois de mim.

Até o filósofo Olavo de Carvalho, apoiador da direita, fez coro às denúncias:

Se as maquininhas de votar continuarem sistematicamente rejeitando os votos em Aécio Neves, então o regime democrático terá sido extinto no Brasil pela maior fraude eleitoral da nossa história, e eu mesmo, pessoalmente, enviarei um requerimento ao comandante das Forças Armadas solicitando a deposição e prisão de todos os mandatários petistas.

Ok. As reclamações são válidas até para que se tenha maior fiscalização na hora das eleições. Mas será que as urnas eletrônicas estariam boicotando o candidato do PSDB nas eleições? Como sempre falamos, vamos ao fatos.

O primeiro ponto que desmitifica a história das urnas eletrônicas não aceitarem votos para Aécio Neves é a expressiva votação do candidato. Grande parte das denúncias que apareceram na web foram do estado de São Paulo. E lá, não só Aécio teve boa votação como também Geraldo Alckmin se elegeu governador e José Serra ganhou a disputa para o Senado.

Sobre a barra de carregamento no final das votações, o próprio TSE anunciou que isso não significaria que o voto não foi computado. Em entrevista para o G1, o ministro Dias Toffoli falou que não há nada de anormal no que aconteceu. Leia trecho:

O presidente do TSE, Dias Toffoli, reforçou que a barra de carregamento na urna é normal. “Isso aí é normal, é o carregamento das informações e isso faz parte do processo eleitoral”, disse Dias Toffoli.

Sobre pessoas terem votado no lugar de outras, a Justiça Eleitoral aponta que a explicação mais plausível é de erro por parte dos mesários das seções eleitorais. Esta reportagem, também do G1, mostra três casos ocorridos em Uberaba. A mesma reportagem também aponta que não houve má fé, acordo com o TRE-MG.

Por fim, o caso do vídeo da pessoa que não conseguiu votar no número 45. Apesar de o site do Jornal Diário de S. Paulo ter levantado a possibilidade de o eleitor ter apertado as teclas com força diferente, vamos trabalhar com a possibilidade de a urna ter problemas com o número quatro.

A urna apresentar tal problema não seria nada de extraordinário. Afinal, o “4” estava no número de dois dos três candidatos mais votados para presidente. Também constava nos candidatos a governador e senador que venceram em São Paulo. Ou seja, há sim chance de acontecer um defeito.

Mas isso passa longe da hipótese de fraude. Até porque, o próprio eleitor que gravou o vídeo conseguiu votar. O que você deve fazer se acontecer algum erro do tipo: reclamar ao mesário. Se você tem direito ao voto, seja para esquerda ou direita, deve exigir que se vote.

Resumindo a história: não só é possível como também é provável que tenham ocorridos falhas no processo eleitoral. E o que se deve fazer é realmente realizar as denúncias necessárias. Porém, há de se ter bom senso e não fazer acusações de fraudes sem provas mais consistentes. E pelo o que foi apresentado, toda essa história de fraudes nas urnas estão na seara da boataria.

Em tempo: encontramos reclamações na web de que o PT também teria sido prejudicado por supostas fraudes em urnas eletrônicas. Para quem reclamou e vai votar em Dilma, a nossa resposta é a mesma: está tudo na seara da boataria.