Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hoax: texto de Arnaldo Jabor chamado Vote na Dilma é censurado na CBN

Hoax: texto de Arnaldo Jabor chamado Vote na Dilma é censurado na CBN

Boato – Um texto de Arnaldo Jabor criticando a presidente Dilma antes das eleições foi censurado pelo TSE.

Que a internet é uma fonte interminável de informações, isso é um fato indiscutível. Ao mesmo tempo em que abre portas para diversos conteúdos com apenas um clique, também estamos sujeitos a esbarrar em informações não verdadeiras. A interação que a internet permite entre os usuários e os conteúdos é sua maior força. No entanto, no que diz respeito à veracidade das informações, a internet também possui seu “calcanhar de Aquiles”.

Com tanta gente criando, compartilhando e difundindo conteúdos, é realmente complicado identificar o que é verdadeiro e o que não é. E falando em informações falsas, aqui vai mais uma.

Dizem por aí que um texto do jornalista Arnaldo Jabor teria sido retirado da CBN por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto traz opiniões em oposição ao PT e ao Governo da atual presidente Dilma Rouseff. Pelo contexto, ele teria sido escrito em um período eleitoral. Leia um trecho a seguir.

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

VOTE NA DILMA – Arnaldo Jabor

Vote na Dilma e ganhe, inteiramente gratis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.Não pense que a promoção termina aqui.Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.

Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma Martha Suplício em S.Paulo. Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente: Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, DelúbioSoares, José Genoíno, e muito, muito mais, com um único voto.

E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARC´s da Colombia. Isso sem falar no poster inteiramente grátis dos líderes dos bandidos “Sem Terra”, Pedro Stedile e José Rainha, além do Carlos Minc com uniforme de guerrilheiro e sequestrador.

Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais: ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa …, ministrado por Marcos Valério e José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães. Tudo isto e muito mais..

Apesar de Jabor (e independente de algumas informações serem verdade) ser um crítico ao governo Dilma, o texto não foi escrito por ele. Inclusive, o jornalista negou a autoria do mesmo durante uma transmissão de um programa da Rádio CBN. E ainda diz que recebe emails elogiando textos que não são de autoria dele.

(Você pode conferir a conversa nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=_VIg7rlnSFk)

Até mesmo a colunista Dora Kramer desmentiu o texto em seu Twitter, quando descobriu que um comentário (supostamente feito por ela sobre o texto) estaria circulando nas redes sociais. O que ela diz é claro: “De uma vez por todas: não escrevi nada sobre o Jabor. O texto é falso”, publicou a jornalista em seu Twitter.

A verdadeira história é que no ano de 2006, um texto (que não é esse) de Arnaldo Jabor foi retirado do ar pelo TSE, quando o então presidente Lula alegou se sentir ofendido pela declaração do colunista. É claro que essa decisão não passou despercebida e gerou discussões sobre a liberdade de imprensa e de opiniões no país. Um dos textos que comenta o caso é do jornalista Pedro Eduardo Portilho de Nader publicado no site Observatório da Imprensa. Quem quiser ler o texto na íntegra é só clicar abaixo:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-censura-a-arnaldo-jabor