Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > The Guardian diz que Dilma é a melhor presidente do Mundo #boato

The Guardian diz que Dilma é a melhor presidente do Mundo #boato

Boato – Em matéria, jornal The Guardian fala de relatório da ONU que indicou Dilma como a melhor presidente do mundo.

Agrade ou não, para alegria de uns e tristeza de outros, 31 de agosto de 2016 será um dia gravado nos livros de história do país. Dilma Rousseff foi condenada culpada por crime de responsabilidade e teve seu mandato cassado. A então afastada presidente do Brasil deixou de ocupar essa função em definitivo e seu vice, Michel Temer, é o novo presidente da República. Está feito.

Nas redes sociais, como durante todo o processo de impeachment, as opiniões se dividem. Uns condenam, outros festejam e enquanto a polaridade política aumenta uma suposta matéria do The Guardian aponta Dilma Rousseff como a melhor presidente do mundo.

Notícia em site falso do The Guardian diz que Dilma foi indicada a melhor presidente do mundo
Notícia em site falso do The Guardian diz que Dilma foi indicada a melhor presidente do mundo

Segundo a notícia que já rendeu milhares de compartilhamentos, a ex-presidente foi anunciada com esse título pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas. Confira:

A atual presidente suspensa do Brasil Dilma Rousseff foi anunciada como a melhor Presidente do mundo pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas durante a sua primeira revisão anual, que foi publicada em 08 de agosto de 2016.

Uma Comissão Técnica composta por especialistas das respeitáveis Organizaões de Servios Civis Internacionais e Grupos de Reflexão julgaram Dilma Rousseff como a melhor Presidente durante o período em análise.

Ela está no cargo desde janeiro de 2011 até sua suspensão dos poderes presidenciais em maio 2016 e ela sendo cotada como a próxima Secretária Geral da ONU, se ela desejar ocupar o cargo.

Muitos criticaram a credibilidade dos resultados, o Brasil tem sido arrastado para uma série de controvérsias desde que ela assumiu o cargo e é pressionado pelo principal partido de oposição condenando cada decisão tomada pelo gabinete da Dilma Rousseff.

O resultado do relatório foi com base nos índices Políticos, Econômicos e Sociais do país e a Presidente considerada como a melhor tem sido questionada por muitos.

Eu Estou muito honrada com o reconhecimento de tanto prestígio. Eu acredito que esse feito foi conseguido através do trabalho duro e transparência. Agradeço a boa gente do Brasil pela criação de um ambiente favorável para eu desempenhar as minhas funções de forma credível como a Presidente do nosso querido país. Ó disse Dilma Rousseff.

The Guardian publicou que Dilma é a melhor presidente do mundo?

Por mais que exista uma parcela expressiva da população que adoraria que essa informação fosse verdadeira, ela não é. Primeiramente, não há matéria sobre a destacada atuação de Dilma como presidente publicada no The Guardian. O site que postou essa história é na verdade uma cópia (muito mal feita) do jornal inglês, algo muito semelhante ao blog falso do SBT que postava textos contra o governo Dilma.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como muitos outros boatos, este traz algumas informações verdadeiras, por exemplo, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas existe e de fato se dedica a desenvolver pesquisas e relatórios sobre questões econômicas e sociais nos países. No entanto, o ECOSOC não divulgou nenhum relatório recente, nem nada que mencionasse Dilma, muito menos como melhor presidente do mundo.

Só para fechar, o conteúdo da matéria está cheio de erros ortográficos e é nitidamente sarcástico. Com uma leitura minimamente atenta é possível identificar o tom de piada da matéria.

Ah, é provável que muita gente esteja acreditando que o The Guardian de fato publicou a história sobre a Dilma porque recentemente o veículo britânico tem se posicionado, se não contrário, ao menos receoso a respeito do impeachment.

De qualquer forma, o verdadeiro The Guardian não anunciou Dilma como a melhor presidente do mundo, nem o Conselho Econômico e Social da ONU fez isso. É tudo boato, circulado em uma cópia descaradamente falsa do jornal inglês.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Adriano Cardoso. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.