Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Greve geral no Brasil será realizada no dia 28/05, segunda-feira #boato

Greve geral no Brasil será realizada no dia 28/05, segunda-feira #boato

Boato – Cartaz anuncia greve geral em todo o Brasil no dia 28 de maio de 2018. Paralisação geral de 28/05 não terá participação de partidos, políticos ou sindicatos. Só do povo brasileiro. 

Nestes exatos sete dias de paralisação dos caminhoneiros, os brasileiros têm, em diversos aspectos, passado por sensações de dejavu. Muito do que aconteceu nos protestos contra o aumento das passagens, em junho de 2013, está acontecendo novamente. Do fato da mídia realizar uma cobertura intensa até a quantidade de críticas direcionadas ao governo nos protestos, maio de 2018 lembra muito junho de 2013. Até os boatos estão se repetindo.

A prova disso é um cartaz que está circulando na internet. Muito parecido com um de 2013, ele faz um chamamento à população brasileira para uma “greve geral”, que seria realizada em 28 de maio de 2018. Leia o conteúdo que circula online:

Dia 28/05 Segunda-feira Greve Geral Organização: Povo Brasileiro. Sem sindicato, sem partido e sem políticos. Contra: Altos impostos, corrupção, políticos e impunidade. Passe essa ideia a frente. A hora é essa.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

ATENÇÃO ESSA MENSAGEM SERÁ A CARTADA FINAL PARA O GOVERNO. SEGUNDA-FEIRA DIA 28 DE MAIO HAVERÁ UMA PARALISAÇÃO GERAL. TODA A CLASSE TRABALHADORA VAI PARAR,O COMÉRCIO NÃO ABRIRÁ AS PORTAS. O QUE RESULTARÁ JUNTO COM A GREVE DOS CAMINHONEIROS EM UM COLAPSO TOTAL DO GOVERNO. COMPARTILHE ESSA MENSAGEM EM TODOS OS GRUPOS COM O MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEIS ESSA SERÁ A NOSSA CARTADA FINAL

GREVE GERAL marcada para o dia 28/05/2018, nesta segunda feira de 00:00 até as 00:00 do dia seguinte. Vamos parar o Brasil por 24 horas. Nada funcionará, ônibus, metrô, postos de gasolina, restaurantes, supermercados, etc… Assim mostraremos para o Presidente e todos os corruptos que o Brasil não é deles.O Brasil é nosso! Povo que realmente alimenta a máquina de fazer dinheiro para eles. Nós que trabalhamos 8 meses por ano para pagar o dinheiro gasto na corrupção deste país.

Greve geral no Brasil será realizada no dia 28 de maio de 2018?

A mensagem está se espalhando com força na internet. Mas será mesmo que haverá uma greve geral no Brasil em 28 de maio de 2018? Apesar de ter noção que o Brasil (mesmo sem greve) continuará, de certa forma, parado, a verdade é que não haverá a tal paralisação da qual todos estão falando na internet. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Tirando todo o caráter político do pedido (uma vez que o chamamento para greve geral está sendo compartilhado desde movimentos que pedem intervenção militar até partidos mais à esquerda), é claro que os pedidos do cartaz têm a sua legitimidade. O problema está na logística de se organizar a tal “greve geral”.

Sabe aquela história de “combinar com os russos”? Neste caso, os russos atendem pelo nome de sindicatos ou patrões. Mesmo que haja uma vontade de se protestar por uma causa, alguém não pode simplesmente “decidir” que não vai trabalhar no dia 28 de maio de 2018 sem correr o risco de perder o emprego.

A legislação brasileira prevê que entidades que representam os funcionários têm que notificar as empresas que vão realizar uma paralisação com antecedência mínima de 72 horas. Normalmente, isso é feito após uma assembleia para decidir sobre uma greve ou não. Até o momento, não há nenhum movimento de classe (com exceção dos caminhoneiros) que anunciou que vai entrar em greve na segunda-feira (28). Detalhe: este texto está sendo escrito em 27/05/2018.

A única classe que anunciou que vai realizar uma paralisação de 72 horas é a dos petroleiros. Porém, a FUP (Federação Única dos Petroleiros) afirmou que isso acontecerá apenas na quarta-feira (30 de maio de 2018).

E o com os patrões? Claro que se uma pessoa quiser faltar ao trabalho sem avisar e depois falar que “participou da greve geral” está livre para isso. Mas será mesmo que um patrão vai aceitar isso tranquilamente? E quantas pessoas vão ter essa ousadia de faltar sem avisar? Acreditamos que poucas (o que “fura” as chances de greve geral).

Ou seja: apesar do chamamento para greve geral, a realidade mostra que, para termos uma paralisação organizada em todos setores da sociedade, é preciso muito mais do que o compartilhamento em massa de um conteúdo no WhatsApp. É possível que muitos serviços estejam parados no dia 28 de maio de 2018. Mas provavelmente, o motivo será só um: desabastecimento.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: