Gleisi Hoffmann colocou miguelitos nos pneus do ônibus de Lula #boato

Boato – Senadora do PT, Gleisi Hoffmann, aparece em vídeo colocando miguelitos nos pneus do ônibus da caravana de Lula. Atentado à caravana foi na verdade sabotagem do próprio partido.

Ainda temos uma “Copa do Mundo” no caminho das eleições, mas nem parece. Hoje, as notícias falsas sobre o pleito já estão se pautando nos assuntos políticos. Na verdade, as fake news nunca deixam esse tema de lado e, por isso estamos, aqui novamente.

Depois dos últimos acontecimentos envolvendo a caravana do ex-presidente Lula durante sua passagem pelo Sul do país, muitas versões surgiram para explicar o que teria ocorrido com os três ônibus em que Lula, jornalistas e convidados estavam viajando.

Uma versão recente, afirma que os problemas denunciados pela equipe de Lula – como por exemplo a utilização de miguelitos (pregos) para estourar/danificar os pneus dos veículos – foi na verdade uma sabotagem realizada pelo próprio Partido dos Trabalhadores. Em postagem realizada no Facebook, um vídeo supostamente mostra a senadora Gleisi Hoffmann colocando os miguelitos nos pneus. Confira a mensagem e o vídeo:

BOMBA – vídeo mostra quem colocou os pregos no ônibus de LULA e autor dos tiros. Gleisi chegou antes da polícia técnica e pode ter alterado a cena do ‘crime’ […] vamos repetir: “pode ter alterado” […] trata-se de uma suposição e a perícia ainda terá que investigar.

Na filmagem, que foi feita por um integrante da própria caravana, a senadora aparece colocando os chamados ‘miguelitos’ (uma espécie de cruz formada por pregos entrelaçados) no pneu de um dos ônibus.

Caso a polícia descubra que não houve um atentado, os petistas poderão responder por Falsa Comunicação de Crime (art. 340) e também pelo artigo 347 do Código Penal (Fraude Processual / Modificação da Cena do Crime).

Gleisi Hoffmann colocou miguelitos nos pneus do ônibus de Lula?

No Facebook, a postagem do vídeo que aparentemente entrega toda sabotagem que o próprio PT junto com Gleisi Hoffmmann teriam feito já ultrapassou os 41 mil compartilhamentos. E muito provavelmente esse número vai aumentar, mesmo esta história toda sendo falsa. Sim, meus amigos, é uma mentira. Agora vamos entender.

Sem dar muitas voltas, o fato que desmente e derruba por terra essa história de que Gleisi Hoffmann colocou miguelitos nos pneus do ônibus de Lula é o timing. Como assim? Bom, o vídeo em que a senadora petista é mostrada mexendo nos pneus foi gravado depois que manifestantes atacaram o ônibus, não antes.

A própria senadora explicou em seu perfil no Facebook que utilizaram o vídeo no qual ela aparecia justamente mostrando à imprensa os sinais dos ataques aos ônibus criar um contexto falso. Esse vídeo mostra toda a fala de Hoffmann à imprensa. E aqui, o esclarecimento da senadora:

Vídeo que fiz mostrando o atentado na Caravana pelo Paraná é ridiculamente utilizado pela direita para criar fake news. Eles chegaram ao fundo do poço: vídeo em que mostro o que fizeram com os ônibus da Caravana, acompanhado de vários jornalistas de veículos nacionais e internacionais respeitados, é utilizado por eles para mostrar exatamente o contrário.

Além do timing e da fala da senadora petista, vale destacar também que essa história de miguelitos e sabotagem surgiu em um site muitíssimo conhecido pela publicação de fake news. E, se usarmos o raciocínio, não faria muito sentido que os próprios petistas filmassem “a sabotagem” para depois vazar na internet.

Recapitulando: não é verdadeira a notícia de que Gleisi Hoffmann colocou miguelitos nos pneus do ônibus de Lula para sabotar a própria caravana petista. As imagens usadas para “narrar” essa história são, na verdade, de um vídeo onde a senadora aparece mostrando à imprensa o que aconteceu com a caravana do ex-presidente. Portanto, #boato e pronto.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

4 comentários em “Gleisi Hoffmann colocou miguelitos nos pneus do ônibus de Lula #boato

  • 15/04/2018 em 19:45
    Permalink

    há pessoas que mesmo explicando, adoram a ignorância ou são más intencionadas mesmo. insistem nas inverdades e são mais corruptas que muitos politiqueiros . Gente imbecilizada.

    Resposta
  • 08/04/2018 em 20:50
    Permalink

    A primeira vez que vi esse tal miguelito foi na rodovia BA093 Camaçari-BA lançado pelo PT em greve nos anos 80

    Resposta
  • 05/04/2018 em 19:10
    Permalink

    Super imparcial esse site, não da pra saber se também é boato. kkkkkkkkk

    Resposta
    • 15/04/2018 em 19:49
      Permalink

      vc se julga pessoa esperta. Ah, que sem noção. Judiação

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)