Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto falsa: Lula usa camiseta dos Irmãos Metralha em SP

Foto falsa: Lula usa camiseta dos Irmãos Metralha em SP

Foto falsa mostra Lula com a camiseta dos Irmão Metralha
Foto falsa mostra Lula com a camiseta dos Irmão Metralha

Boato – Imagem mostra Lula usando uma camiseta dos Irmãos Metralha nos anos 1970.

Petralha. O apelido favorito das pessoas que não gostam do PT é o que liga o partido aos Irmãos Metralha, personagens famosos dos gibis de Walt Disney. Pois bem, uma imagem que tem circulado na internet mostra o ex-presidente Lula com uma camiseta dos Irmãos Metralha.

A imagem fez sucesso no Facebook. Uma das postagens contando a história conquistou nada menos do que 35 mil compartilhamentos. Em tempos de desconfiança causada pela Operação Lava Jato. Muita gente acreditou no texto curto que dizia o seguinte:

Essa não pode passar em branco. OLHA A CAMISA do lula!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Mas será que realmente Lula era fã dos Irmãos Metralha e usou a camiseta nos tempos em que era um metalúrgico no ABC Paulista? Se você disse que não, está completamente certo.

Na foto real, Lula usa a camiseta de João Ferrador
Na foto real, Lula usa a camiseta de João Ferrador

Na realidade, a foto é de 1982 e mostra uma visita de Lula à cidade de Juiz de Fora (MG). Como vocês podem ver, o personagem na foto não é Os Irmãos Metralha e sim João Ferrador, que foi criado para representar a figura dos trabalhadores e suas reivindicações.

Por incrível que pareça, uma dos sites que serviram para desmentir a história é o da coluna de Reinaldo Azevedo. Desafeto público de Lula, ele aponta que a camiseta é falsa. Mas claro, dá um jeito de alfinetar o PT. Resumindo: se até Reinaldo Azevedo advogou a favor de Lula, é porque a camiseta é uma montagem mesmo.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitor (e amigo) Felipe de Sousa. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.