Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto de FHC, Fidel e Chávez é montagem, diz informação errada

Foto de FHC, Fidel e Chávez é montagem, diz informação errada

Boato – Internautas pegaram uma foto de Lula em encontro com Fidel Castro e Hugo Chávez e colocaram o rosto de Fernando Henrique Cardoso.

Desmentir os boatos da internet é uma ação das mais úteis, mas exige um bocado de responsabilidade para que não se gerem outras histórias falsas. Dizer que uma história verdadeira é falsa cria uma grande confusão e faz sites como o Boatos.org ter que “desmentir o desmentido”. Esse é o caso de uma “denúncia” que apareceu na internet.

Tudo começou com uma postagem do Facebook do mês de agosto de 2015. Ela dizia que simpatizantes do PT teriam feito uma montagem com a foto de Fernando Henrique (muito sorridente), Fidel Castro e Hugo Chávez. Leia o texto que circulou pelo Facebook:

PTralha é bicho BURRO mesmo. Repare a montagem idiota que eles fizeram no photoshop e que está circulando pela internet. Recortaram a foto da cabeça do Lula e colaram a do FHC no seu lugar. Eu não sabia que no Fernando Henrique também faltava um dedo na mão esquerda…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A foto é essa:

Foto de Fernando Henrique, Chávez e Fidel é verdadeira
Foto de Fernando Henrique, Chávez e Fidel é verdadeira

Mas e aí? Era o Lula ou o FHC na foto? Se você optou pela primeira opção, está completamente errado. Apesar de, teoricamente ter posicionamento diferente dos outros dois ex-líderes, a pessoa na imagem é realmente Fernando Henrique Cardoso.

Dando uma vasculhada, percebemos que a história do “boato do boato” já tem alguns anos. A foto do encontro também. Essa matéria da Folha de S. Paulo aponta que o encontro aconteceu no ano de 2001 (quando os três eram presidentes de seus países) na inauguração de uma subestação de energia elétrica na cidade de Santa Helena de Uairén (Venezuela). Na ocasião, Chávez até elogiou FHC em relação à reforma agrária.

Claro que Lula se encontrou com Chávez e Fidel um bocado de vezes (provavelmente mais do que Fernando Henrique). Mas na foto que circula online o personagem é Fernando Henrique mesmo. Concluindo: não houve montagem alguma.

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Rogério Alcantara. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.