Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Folha confirma que mulher de Moro é assessora do PSDB #boato

Folha confirma que mulher de Moro é assessora do PSDB #boato

Boato – O Jornal Folha de S. Paulo confirmou em uma reportagem que a esposa de Sérgio Moro é assessora do PSDB.

Dando sequência às investigações, a Operação Lava jato continua com suas inúmeras fases. Na etapa mais recente, Sépsis, a Polícia Federal cumpriu mandatos em quatro estados e prendeu um doleiro ligado a Cunha. Nesse cenário, Sérgio Moro, o juiz responsável pela mega operação, também continua em evidência e consequentemente ainda é alvo de muitos boatos.

De casos de perseguição a acusações de corrupção, entre as histórias mais populares estão aquelas que relacionam o juiz ao PSDB. E cá estamos novamente, para comentar a mais “prova irrefutável” de que essa relação sempre existiu: a esposa de Moro é assessora do partido tucano e dessa vez foi a Folha que assumiu.

Boato fala que o jornal Folha de S. Paulo confirmou a relação de Moro com o PSDB
Boato fala que o jornal Folha de S. Paulo confirmou a relação de Moro com o PSDB

Segundo a notícia que está se espalhando na web, o jornal Folha de S. Paulo (um dos principais veículos de comunicação do país) teria assumido em uma matéria que a mulher de Moro está ligada ao PSDB. Uma imagem mostra em destaque os trechos supostamente extraídos da matéria da Folha dizendo o seguinte:

Sergio Moro é um juiz ligado de muitas maneiras ao PSDB. A esposa dele é assessora do PSDB. Por um viés da radicalização política, está se colocando na cadeia membros do PT.

Folha confirmou que mulher de Moro é do PSDB?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A imagem também mostra a data da matéria de onde os trechos teriam sido retirados – 26 de abril. No entanto, essas frases misturam invenção e frases de uma entrevista concedida pelo sociólogo Adalberto Cardoso ao jornal paulistano, que realmente foi publicada nessa data. Uma entrevista longa, na qual o especialista sequer cita o nome de Sérgio Moro, muito menos o da esposa dele.

Muita gente acabou falando que a Folha primeiro publicou a frase, depois apagou. Para tirar a dúvidas, resolvemos procurar como estava a versão impressa do jornal. E, na página dez deste link o que vimos é justamente a versão que não fala nada sobre Moro, a mulher e o PSDB. 

Agora, há outra falha no texto do boato: um jornal nunca ‘confirma’ nada. A imprensa utiliza fontes que o façam. Ou seja, alguém ou algum documento tem que corroborar a informação dada. Não à toa, reportagens vivem de ‘diz, fulano’, ‘afirma, ciclano’ e frases afins.

Ah, e só para se ter noção da popularidade de Moro no que concerne a boatos, aqui no site já desmentimos pelo menos quatro histórias falsas que relacionam o juiz da Lava Jato ao PSDB.

Portanto, atenção: de fato houve uma entrevista feita por um sociólogo que fez análises críticas sobre radicalização política e a prisão dos membros do PT. Mas, Sérgio Moro não é citado, a mulher dele também não, e nada, exatamente nada foi confirmado pelo jornal Folha de S. Paulo. Mais uma balela envolvendo o juiz.

PS: Esse artigo foi sugerido pelo leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser fazer sugestões de temas para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.