Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho de Lula dirige Camaro, fala do preço da gasolina e zomba dos brasileiros #boato

Filho de Lula dirige Camaro, fala do preço da gasolina e zomba dos brasileiros #boato

Boato – Vídeo mostra filho de Lula dirigindo Camaro e debochando dos preços e da falta de gasolina por causa da greve dos caminhoneiros.

O aumento no preço dos combustíveis ainda é o tema de muitas conversas e alvo de muitas críticas nas redes sociais. Não é para menos: só no mês de maio já foram anunciadas 14 altas e 7 quedas no preço da gasolina. Como você deve imaginar, a alta nos preços do combustível não resultou só na paralisação dos caminhoneiros. Afinal de contas, não faltaram boatos sobre o assunto.

A última que circula pela internet aponta para um suposto vídeo do filho do Lula. No vídeo, o filho do ex-presidente apareceu dirigindo um Camaro e debochando do preço e da falta de gasolina e diz que “quem tem que se preocupar são os pobres que estão com os carros na garagem e estão indo trabalhar de ônibus”. Em algumas publicações a mensagem aponta que “esse é o filho do Lula” e pede que “compartilhem ele falando da greve”. Confira o vídeo:

Filho de Lula dirige Camaro, fala do preço da gasolina e zomba dos brasileiros?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Agora fica a pergunta: será mesmo que o filho de Lula falou do preço da gasolina e zombou dos brasileiros? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

De cara, notamos que a história segue o enredo clássico de um boato online: cheio de informações vagas, alarmista e com pedidos de compartilhamento. Mas não é só isso: não há chance de o vídeo ter alguma relação com a greve dos caminhoneiros e com a alta no preço do combustível, isso porque ele foi publicado em 2015 e editado agora, como mostra este vídeo:

Como você pode perceber, no vídeo original, o sujeito (que tem um sotaque de Porto Alegre e cidades próximas) diz que está em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e não cita o nome do “pai”. Muito pelo contrário, ele ironicamente cita o nome da então presidente Dilma Rousseff. Ou seja, o sujeito não tirou onda da greve.

Infelizmente, não conseguimos identificar o sujeito do vídeo. Porém, não temos dúvida que não se trata do filho do ex-presidente. Digo isso por dois motivos: o primeiro é que o sujeito não se parece com nenhum dos filhos do petista. O segundo motivo está no fato de que Lula não tem nenhum filho no Rio Grande do Sul (até onde sabemos).

Pois bem, é possível que o homem nem seja dono do veículo, uma vez que ele demostra desconhecimento de algumas informações sobre o Camaro como, por exemplo, dizer que o carro possui um tanque de 100 litros, quando no máximo é de 72 litros, e dizer que faz 200km com o tanque cheio. Na verdade, o Camaro consome, em média, 1 litro para 6,2km.

Vale dizer que encontramos na publicação alguns comentários que identificam o homem como um manobrista, mas não conseguimos confirmar essa informação. Manobrista ou não, o fato é que ele não é filho do Lula – seja lá qual deles for. Resumindo: nenhum dos filhos de Lula tem sotaque gaúcho e ele também não tem nada a ver com a crise de abastecimento causada pela greve dos caminhoneiros. Ou seja, é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.