Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filha de Fernandinho Beira-Mar vai assumir como vereadora no Rio #boato

Filha de Fernandinho Beira-Mar vai assumir como vereadora no Rio #boato

Boato – Filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, Fernanda Izabel Costa, vai assumir cargo de vereadora na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

No último texto que publicamos, falamos do boato que apontava que Marielle Franco era filha do traficante Fernandinho Beira-Mar. Agora, vamos falar de outro boato que também envolve Fernandinho Beira-Mar e que começou a circular por causa da morte da vereadora pela cidade do Rio de Janeiro.

Uma notícia dá conta de que a filha de Luiz Fernando da Costa, Fernanda Izabel Costa, vai assumir uma vaga de vereadora “no RJ”. O compartilhamento da notícia gerou duas interpretações: a primeira era que a “vereadora em questão” seria Marielle (boato que já foi desmentido aqui). A segunda era que, de fato, a filha de Beira-Mar vai assumir como vereadora nos próximos dias. Leia o texto:

Filha de Fernandinho Beira-Mar vai assumir mandato de vereadora no RJ. A filha do traficante Fernandinho Beira-Mar vai ser vereadora no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal O Dia, Fernanda Izabel Costa (PP), de 32 anos, assume a função por causa do afastamento de Sebastião Ferreira da Silva (PP), o Chiquinho Grandão. Ele é acusado de ter envolvimento com milícias.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Seguindo a legislação, Dr.ª Fernanda, como é chamada, vai para o cargo 120 dias depois do afastamento de Chiquinho. Ela se candidatou a primeira vez em 2016 e teve 3.098 votos. A suplente também é cirurgiã-dentista e declarou R$ 140 mil em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Filha de Fernandinho Beira-Mar vai assumir como vereadora no Rio?

Seja por um motivo ou outro, as pessoas estão compartilhando “enlouquecidamente” a notícia. Mas será mesmo que a filha de Fernandinho Beira-Mar, Fernanda Izabel Costa, vai assumir uma vaga de vereadora no Rio de Janeiro? A resposta é (pelo menos por enquanto) não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A história é meio enrolada. Mas vamos tentar “desenrolar” para vocês. É fato que Fernanda tem chances de assumir o cargo. Com 3.098 votos, ela terminou como primeira suplente da coligação PP/PSDB nas eleições de 2016 em Duque de Caxias. Isso significa que se algum dos vereadores (Valdecy, Cowboy Beleza e Chiquinho Grandão) da coligação perderem o cargo, ela assume.

Isso esteve a ponto de acontecer em outubro do ano passado, quando Sebastião Ferreira da Silva (Chiquinho Grandão) correu risco de perder o cargo por causa de um pedido de prisão preventiva que teria sido expedido após uma condenação em 1ª Instância. À época, alguns jornais deram a informação de que Dra. Fernanda (nome político da filha de Beira-Mar) poderia assumir o cargo. Outro preferiram “cravar” que ela assumiria.

É justamente uma dessas notícias de outubro do ano passado que está sendo compartilhada como atual.  Só há um detalhe: nem Chiquinho Grandão nem a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias receberam (de outubro para cá) a notificação do pedido de prisão. Passados cinco meses do anúncio, Chiquinho Grandão continua exercendo o cargo de vereador e, de acordo com notícias publicadas em sua página no Facebook, parece não estar muito preocupado com a cassação.

Resumindo: apesar de a filha de Fernandinho Beira-Mar, de fato, ter chances de assumir um cargo político, a notícia que aponta que ela será empossada como vereadora é antiga e trata de uma especulação que não se concretizou. Por ora, é boato. Se acontecer quaisquer atualizações, voltaremos por aqui.

Em tempo: enquanto estávamos finalizando a matéria, descobrimos um “terceira interpretação do link”: de que a filha de Fernandinho Beira-Mar vai ocupar a vaga deixada por Marielle Franco. Por serem de cidades e partidos diferentes, obviamente a tese também não faz nenhum sentido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.