Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é dono da fazenda Santa Bárbara e de 800 mil cabeças de gado #boato

Lula é dono da fazenda Santa Bárbara e de 800 mil cabeças de gado #boato

Boato – Família de Lula é dona da fazenda Santa Bárbara, com 800 mil cabeças de gado. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a família do ex-presidente na propriedade.

O mundo das fake news está cheio de gente que vive a filosofia do “nada se cria, tudo se copia”. Todos os dias, os boatos se transformam. E esse é o caso de hoje. Circula pela internet a notícia de que a família de Lula é dona da fazenda Santa Bárbara e possui 800 mil cabeças de gado.

A mensagem aponta que a família do ex-presidente é “dona de 800 mil cabeças de gado e mais de 30 fazendas” e que “a fazenda Santa Bárbara possui uma pista de pouso”. A publicação é acompanhada de algumas imagens e um vídeo que seria a prova de que a família do Lula é dona das propriedades. Leia o que diz a publicação:

Bom dia, vou apresentar a vcs uma família que hoje é dona de 800mil cabeças de gado e mais de 30 fazendas top… Aviões de grande porte está é a Fazenda Santa Bárbara, que possui uma pista de pouso com homologação, para pouso internacional. E é interessante a coincidência do nome que é igual ao nome do Sítio de Atibaia -SP. Essa é comprada com dinheiro da corrupção!

Lula é dono da fazenda Santa Bárbara e de 800 mil cabeças de gado?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mesmo preso, o petista não tem folga e seu nome não sai da boca do povo. Mas será mesmo que essa história é real? Não. Na verdade, a história não passa de um combo de boatos. Vamos aos fatos.

Nem precisamos dizer que não fizemos muito esforço para derrubar a farsa, já que algumas das imagens que “provam” que a família de Lula é dona das propriedades fazem parte de uma história conhecida no Boatos.org. Em 2017, uma notícia apontava que Lula e sua esposa, Marisa Letícia, posaram com funcionários do sítio de Atibaia. As imagens eram a prova de que Lula era o proprietário do sítio.

Acontece que as imagens nem provavam que Lula era o proprietário do sítio de Atibaia como também não provam que a família do ex-presidente é dona da fazenda Santa Bárbara. Isso porque o registro, de 2016, é parte de uma visita de Lula e Marisa Letícia à propriedade do empresário Jonas Barcellos, em Santo Antônio do Aracanguá (SP) e não tem nada a ver com a fazenda Santa Bárbara.

A outra imagem, que seria de uma vista panorâmica da fazenda Santa Bárbara, também já foi utilizada em outro boato na web. Em 2013, a imagem descrevia a “Fazenda Fortaleza”, que seria de propriedade de Fábio Luís Lula da Silva ou Lulinha (filho de Lula). Essa matéria mostra que, de fato, a imagem é da fazenda Fortaleza (e não da Santa Bárbara). Porém, que não é da família do ex-presidente.

Sobre o vídeo, não é possível saber se é da fazenda Santa Bárbara. No entanto, se estiver falando da fazenda do Sul do Pará, que já foi alvo de boatos, saiba que ela pertence ao banqueiro Daniel Dantas (e já foi até ocupada pelo MST).

Com isso, podemos afirmar que essa informação não procede. A família de Lula não é dona da fazenda Santa Bárbara e nem de 800 mil cabeças de gado. Ou, pelo menos, o material que circula na web não serve como prova alguma. Tudo não passa de um combo (bem mal feito, diga-se de passagem) de boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.