Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dona Marisa não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos #boato

Dona Marisa não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos #boato

Boato – Anúncio de doação de órgãos de dona Marisa é um golpe de publicidade. Ela não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos.

E cá estamos nós para falar de mais um boato relacionado à morte de Marisa Letícia Lula da Silva. Aqui no Boatos.org já falamos de textos que apontavam que ela já estava morta desde o dia que foi internada, que ela não morreu e outras histórias. A última que circula online sobre o assunto fala de doação de órgãos.

Dona Marisa não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos, diz boato
Dona Marisa não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos, diz boato

De acordo com postagens que circulam online, o anúncio que ela iria doar órgãos não passou de um golpe de publicidade de Lula. O argumento seria de que ela não teria idade para isso, era diabética e alcoolátra. Leia o texto que circula pelo WhatsApp e Facebook:

Queixo caído com o Lula… Não li isso de qualquer fontezinha, veio da amiga de infância da minha MÃE que é diretora no HCOR e que mandou para o grupo de amigas no whats app:

“Este safado tenta mais um golpe de publicidade ao anunciar doações órgãos de sua mulher ontem… Mas é mesmo um canalha de um covarde sem nenhuma dificuldade de morrer de pé como um homem. Marisa Letícia não pode doar órgãos…além de diabética era alcoolatra! Validade de doação de órgãos em mortes encefálicas por acidente querer manipular a opinião pública usando a morte de sua mulher.

Vejam isso: Rim (Idade de 02 a 75 anos); Coração (55 anos); Fígado (Idade de 02 a 50 anos);  Córnea (a partir dos 4 anos); Medula (até 55 anos). E MAIS, A PARTIR DE 70 ANOS EM ÓBITO NÃO SE FAZ DOAÇÃO.,mas uma falacia para comover a população.”

Dona Marisa não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos?

A história deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Mas será mesmo que Marisa Letícia não pode doar órgãos e que tudo não passou de uma farsa? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Além de o texto ter diversos elementos típicos de boatos online como, por exemplo, erros de ortografia e caráter (muito) alarmista, há diversas informações erradas sendo divulgadas.

A que mais chama atenção é que a partir de 70 anos uma pessoa não pode doar órgãos. Além de não existir um limite de idade para a doação de órgãos (o estado dos órgãos é mais importante do que a idade), dona Marisa morreu aos 66 anos. Ou seja, mesmo que a regra existisse, não se aplicaria a ela.

De fato, o diabetes dela pode ter inviabilizado a doação de órgãos. Mas, de acordo com essa matéria do UOL, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou que foram doados os rins, fígado e córneas. Sobre ela ser alcoólatra, não encontramos nenhuma evidência que comprove isso.

Resumindo: o texto que afirma que dona Marisa não pode doar órgãos está com diversos erros de informação e a Secretaria de Saúde de São Paulo já afirmou que ela doou sim. Ponto final a mais esse boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.