Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder se demitiu após entrevista de Bolsonaro #boato

Diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder se demitiu após entrevista de Bolsonaro #boato

Boato – Vídeo mostra depoimento de Carlos Henrique Schroeder, diretor da Globo que se demitiu após entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News.

As eleições estão, aos poucos, esquentando. O clima de embate, que deve se acirrar a partir do dia 16 de agosto de 2018 (com o início da propaganda eleitoral), começa a transparecer. Alguns eventos televisivos deram a tônica até o momento do que está por vir. Um deles foi a entrevista do candidato Jair Bolsonaro (PSL) a jornalistas da Globo News.

A coisa ficou tão quente após a entrevista, que teve até “direito de resposta da emissora contra uma afirmação do candidato”, que um vídeo que rolava há algum tempo na internet voltou a circular. Ele seria um depoimento de Carlos Henrique Schroeder.

Desta vez, ele é apresentado como o diretor que se demitiu após entrevista de Bolsonaro. “A gravação é do Diretor do Fantástico, Carlos Henrique Schroeder, que se demitiu da Globo. Entenda o que aconteceu na Globonews na entrevista com Bolsonaro”, diz a mensagem. Olha o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder se demitiu após entrevista de Bolsonaro?

Esperamos que você seja um dos leitores fieis do Boatos.org. Se você é, já deve saber que esse vídeo fez parte de um desmentido muito parecido publicado em agosto do ano passado. Na ocasião, o nome do diretor Luiz Nascimento era citado como a pessoa que criticou a série Os Dias Eram Assim. Em novembro do ano passado, o mesmo vídeo começou a circular como “Carlos Henrique Schraeder”.

Só essas informações já nos fazem chegar a duas conclusões. 1) Se o vídeo era antigo, obviamente a pessoa que gravou não se demitiu após a entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News. 2) Esse é mais um boato que se modificou. Por isso, vamos usar explicações anteriores (com algumas adaptações) para falar da história. Confere aí:

Diretor do Fantástico que se demitiu detona Os Dias Eram Assim #boato

Apesar de o vídeo ser verdadeiro, o homem que detona a novela NÃO É diretor do Fantástico. Trata-se de James Akel, um jornalista, produtor e escritor brasileiro que sequer trabalha na Rede Globo. As pessoas reutilizaram essa história de demissão do diretor do Fantástico para viralizar o vídeo de uma crítica sobre a produção da Globo e enaltecer a Ditadura Militar. Aliás, quanto ao conteúdo do vídeo e a opinião do jornalista, não entraremos em detalhes. Afinal, a liberdade de expressão é um direito de todos no Brasil.

Diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu da Globo e fez gravação #boato

A segunda parte também é óbvia. Para começar, o nome descrito no texto é errado. Carlos Henrique Schroeder não é nome certo do “diretor da Globo”. O nome é Carlos Henrique Schroder (Carlos Henrique Schroeder é um escrito). O segundo ponto é o que fala que ele se demitiu. A informação também é falsa. O máximo que aconteceu foi uma notícia no início do ano passado que falava que ele poderia deixar a emissora em agosto. Passou o ano e Schroder ainda está à frente da emissora.

Resumindo: a história que aponta que um diretor da Globo se demitiu e soltou o verbo após entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News é falsa. Trata-se de mais um boato antigo que foi “repaginado” para voltar a circular na web.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164