Diretor do Fantástico revela plano da Globo para trazer Lula de volta #boato

Boato – Diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, denunciou em áudio que a Globo, patrocinadores e o PT têm um plano para trazer Lula de volta.

2018 já chegou! Mesmo faltando cerca de quatro meses para o ano de 2017 chegar ao fim, a internet tem se preocupado (um bocado) em já começar a debater as eleições presidenciais de 2018. A prova disso é a quantidade de boatos que estão circulando online em relação ao pleito do ano que vem.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Uma das últimas histórias que estão viralizando na internet está em um áudio que seria do diretor do Fantástico, Luiz Nascimento. De acordo com o arquivo, viral no WhatsApp, o funcionário da Globo teria denunciado que a emissora se alinhou a Lula para que ele ganhe as eleições de 2018.

No áudio, o “diretor” teria falado que os telejornais da emissora estarão mais alinhados com a esquerda, que notícias negativas sobre Temer, João Dória e o Judiciário vão começar a circular online e, de quebra, a emissora vai “ficar mais vermelha” só para fazer as pessoas votarem no PT. Escute o áudio, leia a transcrição e textos que o acompanham:

Áudio do Diretor do Fantástico, Luis Nascimento que se demitiu da emissora no dia 11/08. A Globo está em polvorosa com a divulgação.

Terça-feira, dia 8 de agosto de 2017. Por questões óbvias não vou me identificar porque há uma caça a bruxa dentro do jornalismo da Globo procurando quem é mais alinhado com a esquerda e quem não é. A partir de agora o público vai poder notar que as editorias de jornais vinculados à rádio CBN, ao G1 e também aos programas jornalísticos da Rede Globo vão estar mais alinhados com a esquerda e preparando a volta do Lula, que está completamente alinhado com a família Marinho, apesar de ele falar aos berros que vai fazer isso e aquilo, está tudo orquestrado, acertado, com a editoria do jornalismo da rede Globo.

Ali Kamel, Silva Faria, Mariano Boni, Miguel ,Taís, Cristina Piasentini que são os diretores das duas grandes praças de jornalismo da Globo estão alinhados com a família Marinho para que toda a notícia vinculada a Temer e também ao João Dória em São Paulo, sejam fracionadas durante o jornalismo para que se fale o tempo todo dos dois, mas de forma até caluniosa. Então, um exemplo: os desempregados da Dilma agora são desempregados do Temer. A culpa da dívida do Brasil não é do legado de Lula e Dilma. É a dívida do Temer. Até os salários atrasados do Rio de Janeiro a culpa do Temer. Assim como uma rua esburacada há mais de 50 anos é culpa do João Dória.

Então, vocês vão começar a notar que há uma tendência já acertada com a esquerda para que se fale de forma até caluniosa de Temer e também de João Dória nos jornais e no jornalismo da Globo e nas programações de rádio. A ideia é que seja estendida o máximo da notícia para que se fale, “entre aspas”, coisas ruins destas duas grandes personalidades, que seriam os grandes adversários da propensa volta do Lula ao poder.

Outra coisa também é que a partir de agora vamos ver uma rede Globo mais avermelhada. Vocês vão começar a ver na tela da rede Globo o tom mais vermelho do que os tons azuis que são tradição da TV Globo. Isso já foi utilizado como propaganda subliminar na época da época da retomada da democracia em que não se sabia o que iria acontecer com o país, a Globo usou de outros artifícios para fazer propaganda subliminar.

E assim é com as notícias fracionadas no jornalismo. Você fala muito o tempo todo durante o jornalismo, durante a apresentação dos jornais, sobre as mesmas coisas e vinculando o nome dessas duas personalidades, que é o João Dória e o presidente Temer. Outra coisa que vamos reparar mais para frente são notícias sobre o Judiciário. Vão ter muitas notícias para dar ênfase a juízes corruptos, membros do Ministério Público ligados a corrução. O que também acontece, é claro, mas vocês vão ver muito mais notícias sobre isso. Mas vocês vão ver muitas notícias antigas, velhas e arquivadas que o povo não lembra vão ser trazidas de volta para seja jogado MPF e PF um contra o outro e que seja feita a exposição, principalmente, a juízes de primeira instância. Isso tudo para atingir O Moro e a Lava-Jato, acreditem a Globo é contra a Lava-Jato. Fiquem atentos e que nós sejamos contra o imperialismo da rede Globo. Não estou jogando contra a casa, mas eu não acho isso direito e acho legal a população saber. Principalmente, uma pessoa que está dentro do sistema Globo e que tá acompanhando de perto todo o esquema que está sendo armado na maior emissora do país e está sendo alinhado com outras emissoras porque vai rolar muito dinheiro com a volta do Lula para esses meios de comunicação. Um abraço

Diretor do Fantástico revelou plano da Globo para trazer Lula em 2018?

Um boato deste tamanho tem que ser fracionado para que você entenda tudo certinho. Por isso, vamos falar sobre a tese da Globo ter ficado “vermelha” e de os jornais falarem de Temer, João Dória e o Judiciário em outro texto. Neste, vamos falar do apenas do “diretor do Fantástico”. E o fato é que o áudio não é de Luiz Nascimento.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está no histórico do áudio. Quando começou a circular (há cerca de uma semana), o áudio era acompanhado de um texto que falava “Jornalista revela plano da Rede Globo para trazer Lula de volta. Até patrocinadores do programa estão alinhados. Ouça”. O autor do áudio só “virou” o diretor do Fantástico depois que a notícia de que Luiz Nascimento sairia da emissora vazou na imprensa. Ou seja, a fake news foi modificada com o tempo apenas para continuar circulando.

Por sinal, a voz de Luiz Nascimento é completamente diferente da voz do áudio do WhatsApp. Não há muitos registros públicos do diretor do Fantástico na internet. Uma dos poucos está em um webdoc sobre a reportagem da final da Taça Guanabara de 1982, quando o árbitro José Roberto Wright entrou em campo com um microfone. No minuto, 1:16 é possível ver que a voz dele (identificado como Luzinho Nascimento) não bate com a voz que “denuncia a Globo”. Para terminar, entramos em contato com Luiz Nascimento e ele nos respondeu. Leia:

Em primeiro lugar, obrigado pela consulta. A informação disseminada no whatsapp é totalmente falsa. Não pedi demissão, a voz não é minha e esse texto falso também não é meu. Acho lamentável – e me causa profunda indignação — que máquinas de propaganda condenáveis e protegidas por um anonimato criminoso usem as redes sociais para propagar mentiras com objetivos obviamente escusos.

Sendo assim, já dá para cravar que a história que aponta que um diretor do Fantástico gravou um áudio denunciando a Globo de se alinhar com o PT é falsa. Trata-se de mais um boato que circula online. Quanto ao resto das acusações, você pode ler aqui. 

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.  

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

10 comentários em “Diretor do Fantástico revela plano da Globo para trazer Lula de volta #boato

  • 23/08/2017 em 00:36
    Permalink

    Eu ia agradecer, mais vermelho pensei que fosse apoio para o Inter voltar a Serie A. É a minha reação para tanta ignorância com os Moisés que distribuem maná e pensam que é eterno e aos Faraós com suas pirâmides ocas que dão retorno em 4000 anos, apesar de terem matado a fome de centenas de milhares de trabalhadores que merecem nosso respeito.

    Resposta
  • 22/08/2017 em 22:09
    Permalink

    Um dos artigos mais pobres que eu já vi do boatos.org Parecendo até que foi pago pela emissora para fazer. Só que não prova nem desprova nada. Tão duvidoso quanto o audio.

    Resposta
  • 21/08/2017 em 12:39
    Permalink

    A analise é muito pobre e sumária. Artigo é tão questionável, quanto ao audio. Pode ser q no meio da divulgação tenha sido manipulado por alguém, mas o original pode ser verdadeiro.
    Ha muitas evidências de q a Globo escolhe e faz suas vítimas e heróis. E motivacao existe, pelo reconhecido endividamento e desempenho financeiro diante da acelerada migração da audiência para a web. Sobre seu histórico, também.
    Exemplos: O Fernando Collor, sua eleição e derrubada. Outro Exemplo recente. Depoimento de Joesle Batista foi trabalhado muitas vezes antes com as manchetes e analisado detalhadamente por vários dias a gravação. A ênfase dada à denúncia referente ao Lula, foi muito pouco explorada em comparação com os temas do Temer e Aecio. Que devem ir para a cadeia em minha opinião, junto com Lula e outros líderes corruptos e corretores. Mas a Globo parece mesmo agir com viés, difícil negar.
    Por isso,
    Refaçam a analise para preservar a credibilidade deste canal.

    Resposta
  • 20/08/2017 em 13:32
    Permalink

    E a malhação descarada do Dória nos noticiários de Tralli e Tramontina, são o quê? Kkkk

    Resposta
  • 19/08/2017 em 23:49
    Permalink

    Tem certos boatos que acho incrível alguém acreditar. A Globo é, após o PSDB, a inimiga número dois do PT, segundo os próprios petistas. Como pode uma empresa assim, da noite para o dia, passar a fazer campanha pró-PT? Como alguém acha isso fácil de acreditar imediatamente? A Miriam Leitão e o Alexandre Garcia já foram demitidos em textos apócrifos na internet uma dúzia de vezes cada um. A Caixa Federal vai bloquear as contas de poupança todas as semanas já faz um 6 meses. Mas mesmo assim muita gente ainda acredita. Acho que o brasileiro tem a teoria da conspiração no DNA.

    Resposta
  • 19/08/2017 em 13:48
    Permalink

    Boato ou não, o que é atribuido a Luiz Nascimento é a verdade que estamos vendo e ouvindo. A globo, uma das devedoras de tributos, está mesmo ao lado de Lula, o cachaceiro ladrão……..

    Resposta
  • 19/08/2017 em 13:46
    Permalink

    Náo sei se a fala é ou náo do Luiz Nascimento, mas que o noticiário da Globo e da Globonews focam o que está dito, não temos a menor dúvida. Lula, o maior ladrão que o Brasil conheceu, que formou uma imensa quadrilha, e hoje é um dos homens mais ricos do mundo, saiu do foco. O foco agora é Temer mesmo, eleito pelo PT também, com Dilma, mas, mesmo sendo acusado por diversos crimes pela mídia, ainda é o melhor dos 3 presidentes que elegeram……….

    Resposta
  • 19/08/2017 em 01:12
    Permalink

    Comparar um audio atual com um audio de 1982 não é referência….me desculpem mas essa matéria é tão obscura quanto ao áudio…..

    Resposta
  • 18/08/2017 em 22:45
    Permalink

    Pode ser falso mas é exatamente como a Rede Globo está agindo em relação a Lula, o PT e Temer. Nunca vi uma postagem falsa bater tanto com a realidade.

    Resposta
  • 18/08/2017 em 19:39
    Permalink

    Pode ser boato, mas bate com o que o Haddad disse em uma entrevista que deu para a revista Piauí: “Poucos meses depois, cruzei com João Roberto Marinho descendo as escadas do Instituto Lula. Cumprimentei-o e segui para o encontro com o presidente. Perguntei a ele o motivo daquela visita. ra uma sondagem para que Lula fosse canditato à Presidência em 2014, no lugar de Dilma.”

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)