Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai, disse Dilma #boato

Ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai, disse Dilma #boato

Boato – Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que “ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai”.

Todos os anos, o Dia Internacional de Mulher rende alguns boatos na internet. Em 2018, três (até o momento) histórias falsas circularam online. Uma era a promoção falsa de maquiagem. A segunda envolvia Pabllo Vittar e o MEC. E agora vamos falar da terceira dessas histórias. Ela envolve a ex-presidente Dilma Rousseff.

De acordo com postagens no Facebook e no WhatsApp, Dilma, nem sempre muito habilidosa com as palavras, teria publicado uma mensagem um tanto quanto confusa para o Dia Internacional da Mulher. Misturando mulheres, homens, pais e mães, ela teria afirmado o seguinte:

“Ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai, porque pai não é mãe e mãe é mulher, porque mulher nunca é pai e pai não é mulher, porque mulher não foi pai, mas pai também não é mãe. Feliz dia da mulher!” (Dilma Rousseff)

Dilma afirmou que ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem se espalhou pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que Dilma falou que “ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai e blá, blá, blá”? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Apesar de sumida dos boatos na web (e relativamente dos holofotes da mídia), não é pequena a lista de declarações atribuídas a ex-presidente. Aqui no Boatos.org, por exemplo, já desmentimos uma história que ela teria falado de lua e sol. Esse histórico nos fez desconfiar da suposta declaração do Dia Internacional da Mulher.

Com base nisso, tentamos buscar em que local ou ocasião Dilma teria falado a tal frase sobre as mulheres. Como imaginávamos, não encontramos nada. Mais do que isso, descobrimos que a história começou a viralizar em 8 de março de 2016. Não sabemos se foi inventada pelo humorista Rodrigo Vesgo. Mas ele foi um dos primeiros a viralizar a frase, obviamente em tom jocoso.

Resumindo: a história que aponta que a presidente Dilma Rousseff falou que “ser mulher é não ser homem, é ser mãe e não ser pai” é falsa. Não podemos negar que a ex-presidente não tem as melhores habilidades de comunicação do mundo, mas não chegou a falar isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.