Decálogo de Lênin foi escrito em 1913 pelo pai do comunismo #boato

Boato – Lênin é o autor do Decálogo de Lênin, texto com os 10 mandamentos do comunismo. Publicação de 1913 mostra como controlar a sociedade.

Na segunda semana de outubro de 2017, um vídeo atribuído ao “diretor do Fantástico” começou a circular na internet. Em 15/10/2017, o Boatos.org desmentiu a história que dizia que o vídeo era de alguém da Globo. No texto, falamos que não entraríamos no mérito da questão “arte/pedofilia/ideologia de gênero/conservadores” descrito no conteúdo. Porém, um detalhe chamou muito atenção de alguns leitores.

Durante o vídeo, o interlocutor cita rapidamente o “Decálogo de Lênin”. Ao procurar sobre o assunto, é possível chegar a um texto que aponta que Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, escreveu um manifesto sobre como dominar a sociedade e que seria os 10 mandamentos do comunismo.

O Decálogo de Lênin citava os seguintes itens “dar liberdade sexual aos jovens”, “controlar meios de comunicação de massa”, “dividir a população”, “falar sobre democracia”, “colaborar para o esbanjamento do dinheiro público”, “promover greves”, “promover distúrbios”, “contribuir para derrocada dos valores morais” e “catalogar quem tem armas de fogo”. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala sobre Decálogo de Lênin, os 10 mandamentos do Comunismo
Print da notícia falsa que fala sobre Decálogo de Lênin, os 10 mandamentos do Comunismo

Decálogo de Lênin foi escrito em 1913 por Vladimir Lênin, pai do comunismo?

A tal história do Decálogo de Lênin tem servido para balizar muitos argumentos de pessoas que se consideram mais “de direita”. No momento, o “item 1”, que fala de liberdade sexual de jovens, está sendo relacionado às exposições e a pedofilia. Mas será mesmo que Lênin escreveu este texto em 1913? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que desvenda o caso está na busca pela fonte da informação. Buscando pela lista de “10 mandamentos”, não a encontramos em nenhuma publicação de Lênin. Ao buscar na bibliografia dele obras de 1913, não encontramos nenhum sinal do decálogo. 

Descobrimos também que a versão que aponta que a lista é um decálogo de Lênin não é a única existente. Em inglês, a versão mais popular é de que o texto teria sido encontrado em 1919 na cidade de Dusseldorf, na Alemanha por membros das tropas aliadas.

Ao procurar sobre a “lista de regras”, chegamos ao livro (que também está publicado neste site) “They Never said It” (Ele nunca disse isso). Como o nome da obra sugere, o livro é um compilado de citações falsas. Na página 115 da obra, que pode ser acessada aqui (em inglês), a verdadeira origem do texto é descoberta.

A lista foi publicada em 1946 na publicação britânica New World News com a “versão Dusseldorf”. Na década de 1960 (auge da Guerra Fria), publicações conservadoras norte-americanas publicaram o texto e, posteriormente, a Associação Norte-Americana de Rifles publicou que havia “conseguido” o documento da 2º Guerra. Neste meio tempo, o próprio FBI desmentiu a informação. Em 1983, o New York Times falou do boato dos “10 mandamentos”.

Não é possível saber em que momento a história “documentos encontrados na Alemanha” se transformou em “10 mandamentos para o comunismo escritos por Lênin”. O fato é que, assim como a versão desmentida no They Never Said It, a do Decálogo também é refutada em inglês.

Resumindo: apesar de muito popular na internet (havia até um Power Point nos anos 2000 que circulava por e-mail), a história que aponta que Lênin escreveu um Decálogo com 10 mandamentos do comunismo é a evolução de outra história falsa que já circulava em um período muito anterior aos boatos online. Pois é, modificar boatos não é coisa recente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

23 comentários em “Decálogo de Lênin foi escrito em 1913 pelo pai do comunismo #boato

  • 31/03/2018 em 02:37
    Permalink

    No meu tempo de escola nunca ouvi um professor de história falar desse tal “decálogo de Lênin!’ Estudávamos o pensamento marxista e ninguém se quer citou tal decálogo. E olha que tinha professores conservadores que atacavam o comunismo, mas nunca citaram tal “decálogo”
    Isso nada mais que uma nova estratégia dos conservadores e não sou marxista!

    Resposta
  • 19/03/2018 em 16:56
    Permalink

    A obra de Lênin é imensa e vocês realmente consultaram ela, em sua integridade, para afirmar o que afirmam? Ou é mais uma “falcatrua”?

    Resposta
    • 01/04/2018 em 23:57
      Permalink

      Já foi refutado pelo FBI e depois pelo New York Times, cacete!

      Resposta
  • 17/03/2018 em 00:30
    Permalink

    Em uma sociedade capitalista quem não é dono da fábrica é tampa de refrigerante ou seja, são manipulados e usados.
    Se torne um inimigo do capitalismo e verá quantas mentiras irão atribuir a você. Se você não é inimigo mas, questiona as formas organizacionais de dominação e questiona as arbitrariedades como fizeram John Lennon, Martin Luther king, Mahatma Gandhi, Karl Marx e tantos outros, sofrerão com todos os ataques, inclusive com morte, por se manifestarem contra.

    Resposta
  • 20/02/2018 em 11:15
    Permalink

    Não sei porque atribuiram a Lenin. Ocorre que não é boato o conteudo como disse o esquerdista New York Times. Ou o boatos. org vai nos dizer que tudo que estamos a ver hoje e que bate certo com a agenda da esquerda é tudo boato?

    Resposta
  • 20/02/2018 em 05:23
    Permalink

    A Minha teoria é de que o pessoal do Foro de São Paulo(Lula e amigos),não conhecem a origem exata desse decálogo,visto q o FSP nasceu em 90/91 e naquela época a internet tava no ovo ainda.P Pesquisar isso d vdd seria impossível p eles…Os planos começaram à serem implantados aqui no Brasil naquela época.Eles já tem isso como mantra e estão se lixando se hj descobrirem se é d Lenin ou não..O Negócio é q funciona p o q eles querem p o Brasil…

    Resposta
  • 14/02/2018 em 12:54
    Permalink

    A palavra “liberdade” por si só é palavrão pra comunistas … a menos que vc seja da cúpula.

    Resposta
  • 23/01/2018 em 15:09
    Permalink

    Se não foi lenin o autor, problema…
    O fato é que ninguém reconheceria tal obra como “o decalogo de lula” por exemplo. Quem atribuiu essa publicação a lenin sabia muito bem o que estava fazendo, pois cabe muito bem ao comunismo por suas práticas covardes pela perpetuação no poder.

    Resposta
    • 19/02/2018 em 20:33
      Permalink

      Muito bom, concordo em número, gênero e grau, assim também penso! Deveria virar resumo ou uma cartilha dos 10 passos para implantar o comunismo, de acordo com o pensamento de Lenin.

      Resposta
    • 01/04/2018 em 23:53
      Permalink

      Você nem sabe o que é comunismo, seu alienado!

      Resposta
  • 16/12/2017 em 19:25
    Permalink

    Não me interessa muito quem escreveu ou não esse DECÁLOGO, conhecido como Decálogo de Lênin!
    O que é muito claro e transparente, é que esses dez (10) Mandamentos foram implantados aos poucos em nosso Pais; ou melhor, não só foram implantados como melhorados, aperfeiçoados!

    Resposta
    • 24/02/2018 em 17:21
      Permalink

      O que está claro é que boatos.com nada mais é que uma página que serve unicamente para brindar tudo que venha contra o P.T sempre taxando de mentira e boato. Página esquerdista, o Brasil está minado mas vamos vencer todos vc canalhas sem pátria!

      Resposta
  • 12/11/2017 em 20:18
    Permalink

    Verdade ou mentira, sabemos que seguidores dele estão seguindo esse decálogo direitinho… Ops! Esquerdinho. rsrs…

    Resposta
    • 29/03/2018 em 19:11
      Permalink

      Verdade, isso é verdade mesmo.
      nao acredito que seja boato porque estao seguindo esse falso mesmo…

      Resposta
  • 11/11/2017 em 22:21
    Permalink

    Ninguem vai assumir algo negativo. Eu acredito que ele escreveu, pois seguiu friamente todos os passos. E esta acontecendo o mesmo em nosso pais.

    Resposta
  • 10/11/2017 em 19:16
    Permalink

    Ele pode não ter escrito, mas…
    Usou esses métodos para Implantar o Regime Socialista na Antiga Rússia.
    Então, dá no mesmo…

    Resposta
  • 21/10/2017 em 19:06
    Permalink

    Recebi foto do livro em que Lênin teria escrito isso, e cópia de páginas com esse decálogo.

    Resposta
  • 16/10/2017 em 20:19
    Permalink

    Governo distribui cartilha ensinando como usar drogas!

    Resposta
  • 16/10/2017 em 14:53
    Permalink

    “O problema das citações na internet, é que nunca sabemos se elas são verdadeiras.”
    – Clarice Lispector (1847)

    Resposta
  • 16/10/2017 em 10:33
    Permalink

    Mais importante do que a autoria de determinada obra é a autoria sobre o seu conteúdo. Afinal, Lênin escreveu ou não em algum momento sobre os temas deste suposto decálogo? E qual a posição de Lênin sobre os referidos temas?
    Sérgio Teixeira

    Resposta
  • 16/10/2017 em 02:02
    Permalink

    Quem foi o analfabeto que criou essa matéria? Mas que idiota. Site lixo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)