Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro #boato

Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro #boato

Boato – O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decide fechar o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido como Feira de São Cristóvão.

Há um ano à frente da prefeitura do Rio de Janeiro, o carioca Marcelo Crivella (PRB) já cumpriu 46% das 26 metas traçadas em 2017, segundo o balanço do primeiro ano de sua administração apresentado na segunda-feira, 22 de janeiro. Crise financeira, corte de custos, renegociação de dívidas e aumento da arrecadação. É nesse cenário que a prefeitura do Rio decidiu fechar a Feira de São Cristóvão. Pelo menos de acordo com o anúncio que tem circulado nas redes sociais.

Segundo a publicação, o prefeito decidiu fechar a Feira de São Cristóvão. A decisão foi tomada por causa do descumprimento do termo de convênio e autorização de uso do Pavilhão de São Cristóvão, com base no relatório da Riotur, que administra o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Confira na imagem:

Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, diz boato
Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, diz boato

Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro?

O anúncio se espalhou feito pólvora nas redes sociais. Mas será mesmo que Marcelo Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Por incrível que pareça, essa não é a primeira vez que o Crivella visita as páginas do Boatos.org. Em um passado não muito distante, o prefeito já foi alvo de histórias sobre cobrança de taxa da Suipa e fala racista.

Agora, voltemos ao boato de hoje. A história de “acabar com a feira” começou a circular após a decisão da prefeitura de reincidir o contrato entre a Riotur e Associação de Feirantes do Centro Luiz Gonzaga de Tradição Nordestinas, que foi publicada no Diário Oficial da União. Ou seja, de fato, a decisão é real.

Pois bem, a própria Riotur, em nota, explicou que a decisão não pretende “acabar” com a feira e, sim, regularizar (pena que não foi tão compartilhada quanto o boato). Acontece que o Ministério Público Estadual determinou uma intervenção por causa de algumas regras que não estavam sendo cumpridas como, por exemplo, a eleição de um gestor oficial do contrato com a prefeitura e prestação de contas. Leia o que diz a nota:

A Riotur, em conjunto com os órgãos públicos competentes, realizou fiscalizações no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e encontrou irregularidades, tais como falta de prestação de contas legítima e eleições transparentes, não pagamento das tarifas públicas e desrespeito às posturas municipais da lei nº 2.052/1993. As incorreções também fazem parte do Inquérito Civil do Ministério Público do Rio de Janeiro (2016.01137017), em notificação enviada à Riotur, solicitando a intervenção da Empresa de Turismo na gestão direta do Pavilhão de São Cristóvão.

Tais incorreções ferem o contrato firmado entre a Prefeitura do Rio, através da Riotur, que em outubro de 2018 assumiu as atribuições relativas à administração, supervisão e coordenação, e a Associação de Feirantes do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Tais argumentos corroboram a ação de rescindir o contrato entre as partes, conforme publicado em 26/01/2018 no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Na segunda-feira (29), será publicada no DO uma portaria instituindo uma Comissão Eleitoral para fins de formação da nova Comissão de Organização e Administração do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, com um prazo estipulado de 45 dias para eleições do novo Conselho Orientador, formado e eleito pelos próprios feirantes. Durante este período, a Riotur continuará executando seu trabalho de administração do Pavilhão, através de seus servidores, garantindo o pleno funcionamento deste importante espaço cultural e de interesse turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Resumindo: a história de que Crivella vai fechar a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro é balela. Ou seja, não precisa cancelar seus planos para o forró e um bom baião de dois porque a notícia é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.