Crivella cobra taxa para Suipa realizar evento de adoção de animais #boato

Boato – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, vai começar a cobrar da Suipa uma taxa de utilização de local público para realizar evento de adoção de animais.

A internet é um espaço para muitas OnGs (Organizações não-Governamentais) divulgarem suas causas e angariar fundos. Um dos segmentos que melhor faz uso da web é justamente o de defesa de direitos dos animais. No Brasil, a Suipa (Sociedade União Protetora dos Animais) é uma das mais fortes no gênero.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A prova disso é um texto que começou a viralizar na internet. A mensagem (publicada no WhatsApp e compartilhada até por um deputado estadual fluminense) dá conta de que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), estaria começando a cobrar uma taxa da Suipa para a realização de eventos de adoção de animais. Leia o texto que circula online (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que Crivella vai cobrar taxa da Suipa
Print da notícia falsa que fala que Crivella vai cobrar taxa da Suipa

Crivella vai cobrar taxa para Suipa realizar evento de adoção de animais?

A história se espalhou muito na internet. Apesar de a Suipa estar localizada no estado do Rio de Janeiro, a mensagem foi vista em perfis de pessoas de todo o Brasil. Mas será mesmo que Marcelo Crivella vai começar a cobrar taxas para realização de feira de adoção de animais? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos incomodou no texto é que encontramos duas versões dele na internet. Uma falava que a cobrança seria no evento Focinho Carente. Outra versão falava que a cobrança seria no evento Sábado do Bem. Um detalhe: o Sábado do Bem acontece em um local privado (uma pet shop).

Outro ponto que nos incomodou foi o fato da denúncia não ter surgido da própria Suipa. Com a rede de mobilização que eles têm, seria a melhor estratégia levar a cobrança a público. Porém, ao olhar as páginas da OnG, nada sobre denúncias é encontrado. Ao contrário. Quando um internauta indagou se a história era real, a Suipa respondeu que não procedia. Leia:

Segue o link do site da prefeitura com o conteúdo. Até o momento a SUIPA não teve que pagar nenhuma taxa para o evento Adote o focinho carente.

O link indicado é o do site da Prefeitura do Rio de Janeiro. Nele há uma ressalva de que não serão cobradas taxas de quem utilizar o espaço público para eventos de adoção de animais abandonados. Leia:

A Subsecretária de Bem Estar Animal Suzane Rizzo, em despacho com o Secretário da Casa Civil Ailton Cardoso, acerca da cobrança de taxa de ações de adoção, deixou definido que, os organizadores deverão citar tratar-se de um evento beneficente, pleiteando pela isenção. O pedido será feito pelo carioca digital.Sempre que assim procederem receberão o autorizo.

Resumindo: a Suipa e a Prefeitura do Rio de Janeiro desmentiram a informação que aponta que serão cobradas taxas da OnG para eventos de adoção de animais. Sendo assim, podemos falar que o caso está resolvido. É boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Crivella cobra taxa para Suipa realizar evento de adoção de animais #boato

  • 14/10/2017 em 09:11
    Permalink

    Para o conhecimento de vocês a gestão do Crivellla cobra taxa de eventos de.adoção, agora que voltou atrás. Já cobraram da minha campanha de adoção.

    Resposta
  • 11/10/2017 em 20:16
    Permalink

    Nao quero mais receber essas noticias desse site.
    Obrigado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)