Mário Sérgio Cortella fala sobre Lula após depoimento de Palocci #boato

Boato – O filósofo Mário Sérgio Cortella fez texto e disse que o “mito está nu” ao se referir a Lula após depoimento de Palocci.

No meio tantas “bombas políticas”, uma em especial tem gerado muita polêmica. Após o depoimento do ex-ministro Antônio Palocci ao juiz Sérgio Moro, muitas histórias sobre Lula têm aparecido e viralizado na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Já desmentimos o boato do “grampo telefônico” de Lula falando com Rui Falcão. Agora, aparece na internet um texto que seria do filósofo Mário Sérgio Cortella. De acordo com a mensagem, viral no WhatsApp e Facebook, Cortella teria dito (sem citar nomes) que Lula é um “mito nu” após o depoimento do “todo poderoso” Palocci. Leia:

“Finalmente o todo poderoso ex Ministro e operador do partido falou. E não deixou pedra sobre pedra. Destruindo toda argumentação da defesa do grande líder. Sendo assim deixo aqui os meus sentimentos. Ao povo mais humilde e simples deste país que foi usado por esta figura. Aos reitores, professores e estudantes que prestaram homenagens a esta farsa.

Aos comentaristas esportivos que viraram fiéis escudeiros e bajuladores desta mentiras. Aos influenciadores digitais que plantam estórias diárias para sustentar a farsa da demagogia populista. Aos petroleiros que sempre defenderam este ser, e agora descobrem que a empresa que tanto amam e a qual todos os brasileiros, indireta ou diretamente são acionistas, foi entregue em troca de propina.

A todos aqueles que são usados por sindicatos e movimentos sociais como massa de manobra para criar o mito do “pai dos pobres”. Aos que apesar de tudo que estamos vendo, continuam a defender este farsante. O mito está NU ! E o que se vê é uma imagem deprimente.” By Mário Sérgio Cortella

Mário Sérgio Cortella falou sobre Lula após depoimento de Palocci?

O texto foi muito compartilhado na internet, principalmente por pessoas que não são muito simpáticas a Lula e ao PT. Mas será mesmo que Cortella escreveu um texto detonando Lula após o depoimento de Palocci? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho no texto, duas coisas chamaram atenção. A primeira é que o texto não condiz com o estilo de Cortella. Quem já leu algum livro dele consegue perceber que ele não faz o estilo “filósofo agressivo” (como, por exemplo, Olavo de Carvalho). Cortella, é, via de regra, ponderado quando fala de política.

O segundo ponto está na quantidade de erros de português no texto. Dificilmente, Cortella (autor de algumas dezenas de livro) escreveria “ex Ministro”, “desta mentiras” e nem erraria tantas vírgulas no texto.

Mesmo com esses dois indícios de que não se trata de um texto de Cortella, fizemos algumas pesquisas. Logo chegamos à página oficial do filósofo no Facebook (onde há um aviso de que é a única página dele em redes sociais). Como era de se imaginar, não encontramos nada a respeito do texto. Nem uma linha sobre “mito nu” ou “todo poderoso ex-ministro”.

Tentamos, ainda, procurar qualquer notícia que falasse do tal texto atribuído a Cortella (seria notícia porque a fala é bombástica e vem de um formador de opinião). Como era de se esperar, não encontramos nada.

Resumindo: não precisa ser um gênio para chegar à conclusão de que o filósofo Mário Sérgio Cortella não é o autor do texto que circula por redes sociais sobre Lula. A história surgiu “do nada” e teve a autoria atribuída a ele para viralizar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Mário Sérgio Cortella fala sobre Lula após depoimento de Palocci #boato

  • 11/09/2017 em 11:06
    Permalink

    Como muita coisa nesse país não passa mesmo de boato. Aos antis de toda forma e espécie continuem se isso serve aos vossos egos inflamados de tanto ódio. Passem bem!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)