Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Comentarista da TV alemã Frederick Von Mullir critica os brasileiros #boato

Comentarista da TV alemã Frederick Von Mullir critica os brasileiros #boato

Boato – Comentarista da TV alemã, Frederick Von Mullir, crítica brasileiros “inertes” em vídeo compartilhado na internet.

Em 2016, a política brasileira foi o segundo tema mais comentado no Facebook em nível global. Do jeito que anda a política, não ficaríamos surpresos se em 2017 a história se repetisse. Afinal, o caos político no Brasil parece não ter fim.

Enquanto a situação não melhora, acompanhamos os fatos nos noticiários e os boatos na web, claro. Pois bem, a última da internet dá conta de que um comentarista da TV alemã, Frederick Von Mullir, criticou o povo brasileiro em um vídeo no telejornal local. Confira a mensagem e vídeo:

Print da notícia falsa que fala que comentarista da TV alemã criticou os brasileiros
Print da notícia falsa que fala que comentarista da TV alemã criticou os brasileiros

Comentarista da TV alemã Frederick Von Mullir critica os brasileiros?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo, de fato, viralizou no Facebook e WhatsApp. Mas será mesmo que o comentarista da TV alemã esculachou os brasileiros desta forma? A resposta é não. Sem muitos rodeios, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que desmonta a farsa é bem óbvio e está ligado ao fato de que a tradução não corresponde ao conteúdo do vídeo. Isso mesmo, basta você ativar a legenda oculta do vídeo no YouTube para ver que o comentário é bem diferente do que indica a mensagem.

Também descobrimos outro detalhe importante: não se trata de Frederick Von Mullir no vídeo. Inclusive, não existe nenhum comentarista com esse nome na TV alemã. Na verdade, trata-se de um trecho extraído do Heute Show, da ZDF, durante um comentário de Gernot Hassknecht sobre o político Thilo Sarrazin.

Dito isso, saiba que esse não é o primeiro vídeo com traduções falsas que circulam por aí. Em um passado não muito distante, o Boatos.org já desmentiu casos semelhantes como, por exemplo, a história da entrevista do general russo, a palestra de Barack Obama e a entrevista de saúde do Dr. Paulo Ubiratan. O que elas têm em comum? Todas são fruto de alguma mente brilhante da internet.

Só isso já é suficiente para provar que o vídeo não passa de balela. Porém, outro fato que também chamou nossa atenção é que o mesmo vídeo está sendo utilizado para criticar o ex-primeiro ministro de Portugal, José Sócrates. Mais uma vez, a história do aumenta e inventa.

Resumindo: a história de que o comentarista da TV alemã Frederick Von Mullir critica os brasileiros é falsa. Ou seja, tanto no Brasil quanto em Portugal, a história é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.