Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ciro Gomes diz que vai diminuir salário dos médicos se for eleito #boato

Ciro Gomes diz que vai diminuir salário dos médicos se for eleito #boato

Boato – Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, garantiu, em vídeo que, se for eleito, vai diminuir o salário dos médicos no Brasil.

Sem Lula na disputa à Presidência da República (tudo indica que o ex-presidente não conseguirá ser candidato), o espectro político da centro-esquerda está dividido entre alguns nomes. Um dos mais fortes é o de Ciro Gomes. E é justamente sobre ele que uma história um tanto quanto polêmica tem circulado online.

De acordo com publicações na internet, Ciro Gomes teria afirmado que vai diminuir o salário dos médicos brasileiros se eleito presidente. A prova seria um vídeo em que ele fala que os salários dos médicos no Brasil são fora da realidade. Leia trechos do texto que circula online e assista ao vídeo:

O pré-candidato ao Planalto pelo PDT, Ciro Gomes, garante que, caso chegue à Presidência, irá interferir nos salários dos médicos do serviço público. “O salário dos médicos no Brasil, no interior do Ceará, são completa e exorbitantemente fora da realidade. Um médico, invariavelmente, na pequena comunidade, tem o salário maior do que todas as pessoas da cidade, inclusive do juiz”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ciro Gomes diz que vai diminuir salário dos médicos se for eleito?

A tal mensagem se espalhou muito na internet. Mas será mesmo que Ciro Gomes prometeu cortar o salário dos médicos do Brasil se for eleito presidente? A resposta é não. Vamos explicar ponto a ponto para você.

Para entender o caso, é preciso saber um pouco do contexto da gravação. Ao contrário do que as publicações recentes dão a entender, o vídeo não é atual. É de 2016 e foi gravado após uma palestra do ex-presidente na cidade de Rosário (Argentina). Ou seja, mesmo se ele tivesse falado que diminuiria o salário dos médicos, isso não seria nenhuma novidade.

Você viu que falamos “tivesse falado”? Pois é. Ciro Gomes em nenhum momento faz a “promessa de campanha” de diminuir o salário dos médicos. No vídeo, ele diz, basicamente, que a forma que o ensino da medicina é disponibilizado no Brasil forma muitos especialistas (que ganham bem) e poucos médicos para a saúde básica. E aí ele diz que a pouca oferta infla os salários. Confere aí e vê se ele fala em reduzir o salários:

Não vamos discutir se Ciro está certo nas opiniões (até porque a gente não checa opinião). Mas o fato é que ele não falou em diminuir o salário dos médicos. A informação foi reforçada por esta matéria do Jornal O Povo (que também apontou alguns erros na fala de Ciro Gomes). A própria assessoria aponta que ele não tem a intenção de “diminuir o salário dos médicos”. Confira resposta:

No próprio vídeo fica claro que Ciro Gomes não fala em reduzir salários, ao contrário, diz textualmente que ‘profissionais com essa formação merecem os melhores salários’. O que ele trata no vídeo é sobre a questão da formação médica, defendendo o aumento do número de vagas ofertadas nas universidades e a ampliação do atendimento médico no interior do país.

Resumindo: Ciro Gomes, de fato, criticou a formação dos médicos no Brasil, falou dos salários (de acordo com ele, merecidos) dos profissionais e deu sua opinião sobre o assunto. Tem quem concorde, tem quem não concorde (como o próprio CFM que esperamos ter feito uma crítica com base nas opiniões dele e não na fake news). Porém, Ciro Gomes não garantiu que vai diminuir salários dos profissionais se eleito.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164