Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ciro Gomes teve entrevista do Bom Dia Brasil censurada pela Globo #boato

Ciro Gomes teve entrevista do Bom Dia Brasil censurada pela Globo #boato

Boato – Globo censura desabafo do ex-ministro Ciro Gomes sobre a reforma da Previdência em entrevista ao Bom Dia Brasil.

Os tempos estão difíceis, isso não dá pra negar. O desemprego no Brasil está em alta e as crises política e econômica estão aí já há alguns anos. No âmbito político, reformas que prevem cortes (ou contingenciamento) de investimentos estão gerando muita discussão. A mais polêmica delas é a da Previdência.

No meio nas discussões da Reforma da Previdência, uma mensagem chamou a atenção de muitos internautas. De acordo com as informações, a Rede Globo censurou uma entrevista do ex-ministro Ciro Gomes no Bom dia Brasil.

Ao que tudo indica, o desabafo do ex-ministro sobre a reforma da Previdência desagradou os comandantes da emissora. Confira na íntegra:

Confira o desmentido sobre esse tipo de boato em vídeo

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Isso foi ao Vivo, a Globo não teve como evitar esse Desabafo do CIRO GOMES, Foi Bem bem cedo no BOM DIA BRASIL, pois imediatamente após, algumas pessoas do Congresso e do Senado ligaram para a rede globo que retiraram o video da pauta dos demais telejornais do dia. Repassem à todos de suas listas de contatos. Sem dó! VALE APENA COMPARTILHAR !!! Veja no vídeo a entrevista que teria sido censurada pela emissora:

Ciro Gomes teve entrevista do Bom Dia Brasil censurada pela Globo?

A mensagem está fazendo sucesso nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. Mas será mesmo que a Globo censurou a entrevista do ex-ministro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ok, a história é longa e polêmica. Por isso, vamos por partes: o primeiro ponto é que realmente uma entrevista aconteceu e a declaração do Ciro sobre a reforma da Previdência é verdadeira. Mas, ao contrário do que se imagina, não tem como a Globo censurar porque a entrevista é da Rede TV.

Mais exatemente do programa “É Notícia” do dia 20 de dezembro de 2016, e não do Bom Dia Brasil, como indica a mensagem. Ou seja, esse papo de censura é furada.

Vale apontar que o texto que acompanha o vídeo já circula desde 2012 na web. Ao pesquisarmos sobre o assunto, encontramos outras versões do boato.

Em uma delas, o texto é o mesmo. Porém, o vídeo que acompanha a publicação é uma matéria do Bom Dia Brasil de 2007 sobre um estudo da Organização Transparência Brasil que apontou o parlamento brasileiro como o mais caro do mundo. A tese de “censura” não procede, visto que a Globo, via de regra, não costuma repetir material em telejornais.

Na outra versão, o vídeo se trata de uma sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) sobre a PEC 55/2016, que cria teto para os gastos públicos. Como você deve imaginar, não teve como a Globo censurar, já que foi divulgado pela TV Senado.

Só pra terminar, o texto é coroado com o velho “repasse para todos os seus contatos”, que também é furada. Ou seja, a história que aponta que Ciro Gomes teve entrevista do Bom Dia Brasil censurada pela Globo é falsa. Por sinal, essa entrevista nunca existiu na emissora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.