Chupa-cabra de urna eletrônica frauda resultado da votação, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado na web mostra chupa-cabra em urna eletrônica e revela como funciona a transferência de votos entre candidatos.

Faltando apenas três meses para as eleições, o cenário para a disputa eleitoral ainda é incerto. O que há de certo é que esse tema não ficará restrito ao debate nas redes sociais e nas propagandas eleitorais. A prova disso está na quantidade de boatos que já surgiram sobre o assunto.

O último deles dá conta de uma revelação bombástica: o chupa-cabra de urna eletrônica. A informação que circula pelas redes sociais aponta que o chupa-cabra de urna eletrônica frauda os resultados da votação. Junto à mensagem, um vídeo mostra como é possível fazer a transferência de votos de um candidato para outro com o equipamento e diz que “as urnas eletrônicas é fraude”. Assista e leia o que diz o vídeo:

Eu vou mostrar um chupa-cabra de urna eletrônico como é que é feito um sensor tá da de bonde e aqui como se transfere os votos do Celso Russomanno para Haddad, né. Aqui ó. Nós temos aqui o título digitado pelo mesário, né? Tá vendo aqui? Já está capitando mais. Tá entrando mais aqui ó. Mesmo se o cara apertar corrigido aparece aqui tudo digitado pelo mesário. Título digitado pelo mesário e olha o horário. Quem votou depois das 17 horas se as urnas fecham a sessão as 17 horas. Tá aqui ó. Isso é tudo fraude. Então, nós temos 200 milhões de otário no Brasil achando que urna eletrônica é você vai lá e vota em alguém, que é a democracia. [..~.]

Chupa-cabra de urna eletrônica frauda resultado da votação?

É claro que a revelação deixou muita gente indignada. No Facebook, internautas criticaram o sistema político: “essa m… elege só os corruptos”. Em outro comentário a mensagem diz “E depois de tantas provas ainda vai ter urna?? Infelizmente o povo brasileiro vai sim pra urna pq são tudo idiotas…”. Mas será mesmo que a urna eletrônica é uma fraude? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para início de conversa, saiba que o “chupa-cabra” é um dispositivo instalado em equipamentos por criminosos para acessar dados confidenciais. Pois bem, embora o sujeito seja muito incisivo na “denúncia”, o vídeo segue o enredo clássico de boatos online: alarmista e cheio de informações vagas.

Como se não bastasse isso, a “denúncia” possui alguns furos: o primeiro deles está no fato de que, ao contrário do que se supõe, o pen drive não é um chupa-cabra e sim um dispositivo para armazenamento de votos. Nesta matéria do Estadão é possível confirmar a informação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “o dispositivo utilizado é um pendrive com um adaptador RJ45” e as informações exibidas na tela são “registros de votos disponíveis em arquivos públicos”.

Na mesma matéria, também foram desmentidas outras teses apresentadas no vídeo,  como a de que não se pode votar após às 17 horas. Na verdade, o eleitor que entra no local de votação até às 17h pode votar após esse horário. Logo, não é estranho encontrar o registro de votos após às 17h, como mostra o vídeo. Além disso, segundo o TSE, o título digitado pelo mesário não tem nada a ver com fraude ou transferência de votos. Na realidade, são registros dos erros de digitação do mesário.

Só isso já é suficiente para provar que a informação é falsa. Mas não custa lembrar que o sujeito do vídeo só fala e no fim não consegue provar nada. Resumindo: o vídeo é alarmista e levanta acusações que não podem ser comprovadas. Ou seja, é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Um comentário em “Chupa-cabra de urna eletrônica frauda resultado da votação, mostra vídeo #boato

  • 19/06/2018 em 05:03
    Permalink

    Boa noite!
    Gostaria de saber se, todos os artigos tratados no Boatos.org são, somente sugestões dos leitores ou seja, vocês mesmos nunca averiguam os artigos se são de fato de fontes segura.
    Gostaria de entender a política de vocês quanto aos artigos por, no, final de cada artigo vocês mesmos escreverem que; “Esse artigo é uma sugestão dos leitores do Boatos.org, vocês poderiam me informar dessa declaração !? Grato e, até mais…!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)