Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pré-candidato Chico Leite diz que quer prisão de Moro em 24 horas #boato

Pré-candidato Chico Leite diz que quer prisão de Moro em 24 horas #boato

Boato – O deputado distrital e pré-candidato ao Senado Chico Leite (REDE) afirmou que quer que o juiz Sérgio Moro seja preso em 24 horas.

O carnaval passou, a Copa passou e até a greve dos caminhoneiros passou. Em 2018, o que nos resta são as eleições. E os primeiros dias do período “pré-pleito” (com a definição de pré-candidatos) já dão uma mostra de que teremos “muitas emoções” em termos de fake news. E não estamos só falando de candidatos a presidente.

A notícia da qual vamos falar hoje trata de um pré-candidato ao Senado no Distrito Federal. De acordo com uma imagem que viralizou no Facebook e no Instagram, Chico Leite (REDE), que é atualmente deputado distrital, teria dado uma forte declaração contra o juiz Sérgio Moro: de que ele teria que ser preso imediatamente.

“Eu quero a prisão do juiz Sérgio Moro em 24 horas, diz o pré-candidato ao Senado Chico Leite. Não vote nele”, diz o conteúdo da imagem. Na postagem, algumas pessoas comentam o seguinte: “Outro comunista safado…”, “Querer não é poder !! Fica querendo , canalha !” e outras.

Pré-candidato Chico Leite diz que quer prisão de Moro em 24 horas?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Muita gente (inclusive de fora do Distrito Federal) compartilhou a tal história e pediu o boicote. Mas será mesmo que o deputado distrital Chico Leite pediu a prisão de Moro em 24 horas? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao bater o olho na história, achamos algumas coisas estranhas. Além da mensagem em si (vaga, alarmista e sem citar fontes confiáveis), não faria tanto sentido Chico Leite sair “em defesa de Lula (que não é, atualmente, aliado político da Rede) e atacando Moro”. Como membro da Rede Sustentabilidade, o pré-candidato ao Senado tem como uma das principais bandeiras o apoio à Operação Lava Jato. A prova disso está em um desmentido publicado pelo partido. Leia:

[…] Ainda que completamente descabida e sem qualquer sustentação na realidade, fazemos questão de rememorar, por meio dos links abaixo, as reiteradas posições favoráveis da Rede e do deputado Chico Leite em apoio total e irrestrito às investigações em curso.

Chico Leite é um procurador de Justiça e jamais se oporia a qualquer iniciativa que se proponha a fazer o que a Rede tem como premissa fundamental: combater as velhas práticas na política, entre elas a da mentira como instrumento de manipulação. […]

Depois que vimos o desmentido, ainda saímos procurando mais informações para tentar entender de onde saiu essa história. Descobrimos duas coisas. 1) De fato, não há qualquer registro de qualquer declaração de Chico Leite pedindo prisão de Moro. 2) O que rolou foi uma “confusão” (não sabemos se intencional) com “outro Chico”.

Após a confusão de habeas corpus de Lula, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) gravou um vídeo argumentando que a decisão de Moro de não aceitar a soltura de Lula era absurda. Na filmagem, ele cita prisão de “quem não obedece a lei”. Assista:

Resumindo: a história que aponta que Chico Leite, pré-candidato ao Senado, pediu a prisão de Moro é falsa. Quem fez o pedido (por causa do caso do habeas corpus de Lula) foi o deputado distrital Chico Vigilante. Neste caso, o “pau que bate em Chico não bate em Francisco”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.