Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Chico Buarque escreveu música Desconstrução, que fala da prisão de Lula #boato

Chico Buarque escreveu música Desconstrução, que fala da prisão de Lula #boato

Boato – Após prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, cantor Chico Buarque teria feito uma música em “homenagem” ao ex-presidente.

Nos últimos dias, o único assunto que está na boca de todos os brasileiros é o julgamento do ex-presidente Lula. Após decidir não se entregar à polícia na sexta-feira, Lula passou a noite no Sindicato dos Metalúrgicos, no ABC. Porém, no sábado (7), o ex-presidente resolveu se entregar aos policiais e foi preso.

Ainda na noite de sábado (7), o ex-presidente chegou na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR), onde irá começar a cumprir sua pena de 12 anos e um mês. Na manhã de domingo (8), houve confusão entre manifestantes e PF em Curitiba. Várias pessoas ficaram feridas. E parece que até os famosos resolveram se posicionar em relação à prisão de Lula.

De acordo com uma postagem que está circulando nas redes sociais, o cantor Chico Buarque teria feito uma música em “homenagem” à prisão do ex-presidente Lula. Segundo o post, a música se chama “Desconstrução” e seria uma versão de sua canção denominada “Construção”. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O que mais surpreendente é a ironia do “destino”… o Chico Buarque é um defensor ferrenho do Lula, e quando compôs a música “Construção” jamais imaginaria a quem estava “destinada”

Desconstrução – Tramou todo o poder como se fosse um déspota Traiu sua nação como se fosse lúdico
E cada eleitor seu como se fosse estúpido Saiu em caravana com seu ranço cínico Se disse um semideus como se fosse Thanatos. Blasfemou sobre o caixão como se fosse vítima Propina com propina num esquema sórdido Seus cornos entupidos de dinheiro e pânico Armou pra se safar como se fosse em Nápoles

Roubou e fez roubar como se fosse um gângster Bebeu e galhofou como se fosse um pândego
Mentiu e articulou como se ouvisse Lúcifer E se tornou um réu como se fosse mísero E praguejou aos céus como se fosse íntegro E se arrastou no chão com seu caráter flácido Ameaçou a corte num escárnio máximo Que morra na prisão contrariando os céticos.

Chico Buarque escreveu música Desconstrução, que fala da prisão de Lula?

Sabemos que a situação política no Brasil não anda das melhores. Isso acaba aflorando ainda mais os ânimos dos brasileiros, o que gera diversas discussões e brigas não só na rede como fora dela também. O fato é que não estamos aqui para opinar sobre o julgamento de Lula (vamos deixar isso pra Justiça), mas para não deixar as fake news continuarem se espalhando. E a verdade é que essa história de Chico Buarque e uma tal música “Desconstrução” é mais falsa que nota de R$3. Quer mais detalhes? Continua lendo.

A história já começa estranha pelo fato do teor da música. Não é novidade para ninguém que Chico Buarque é um apoiador do ex-presidente Lula. Inclusive, há várias fotos dos dois na internet e, volta e meia, o cantor faz algum tipo de manifestação política em suas apresentações. Logo, seria muito estranho que Chico Buarque desejasse que Lula morresse na prisão para contrariar quem não acreditava em sua prisão.

Mas enfim, o foco aqui não é discutir o conteúdo da música, mas sim a autoria. Na verdade, o que aconteceu foi uma grande confusão. Chico Buarque, de fato, tem em seu repertório uma música chamada “Construção”:

Além disso, o cantor também possui um DVD intitulado “Desconstrução”. O DVD, inclusive, possui uma faixa que foi alvo de boatos, que afirmavam que Chico Buarque comprava músicas e publicava como se fossem suas.

E a realidade é que Chico Buarque não é o compositor da música chamada “Desconstrução”, que fala sobre a prisão de Lula. O autor da letra é um internauta chamado (ou que usa esse codinome) Cañadas Ferdinard, que fez a paródia em “homenagem” à prisão do ex-presidente Lula. E, claro, não demorou muito para o “nome” de Cañadas desaparecer e a letra ser associada a Chico Buarque.

A música, que é uma paródia da canção “Construção” de Chico Buarque, fez bastante sucesso nas redes sociais, o que levou Cañadas Ferdinard a esclarecer o mal entendido. Em sua página no Facebook, ele comemora a repercussão da letra e fala sobre a confusão, destacando que não está triste por ter um texto confundido com um texto do cantor Chico Buarque. Confira a declaração:

De vez em quando a gente acerta a mão e um textinho escrito aqui circula bastante. Foi o caso de Desconstrução, paródia que publiquei há alguns dias sobre a letra de Construção, de Chico Buarque, em “homenagem” ao preso de ontem. Tenho recebido por aqui, WhatsApp e até Instagram retorno de dezenas de pessoas a respeito. Mas como normalmente acontece, sabe-se lá porque, retiram o nome do autor e publicam como anônimo ou com a autoria de alguém conhecido. E dessa vez a maior divulgação veio nesse formato da foto, em que colocaram o nome do próprio Chico, como se fosse uma segunda versão “premonitória” da sua própria letra. Não tem nem como achar ruim. Ter seu texto confundido por um monte de gente como sendo do Chico já valeu o domingo e a semana toda.

Ou seja, Chico Buarque não tem absolutamente nada a ver com a autoria dessa letra. O verdadeiro autor da paródia apareceu e esclareceu toda a situação: a letra “Desconstrução” é uma paródia de uma música do cantor Chico Buarque. Sendo assim, se trata apenas de mais um #boato. Chico não desejou que Lula morresse na prisão e nem fez uma homenagem do tipo. Sempre leia e pesquise antes de compartilhar. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.