Charge de Dilma é publicada no Charlie Hebdo, aponta foto falsa

Boato – Com diversas críticas à presidente do Brasil, Charlie Hebdo fez capa com charge de Dilma Rousseff na última edição.

Todas as pessoas que não conheciam a revista Charlie Hebdo passaram a conhecê-la no início de 2015. A irreverência da publicação ganhou o mundo após um ataque terrorista que vitimou boa parte da equipe. Mesmo com o baque, a publicação não parou de ir para as bancas com a sua acidez tradicional.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Pois bem. Começou, na terceira semana de novembro de 2015, a circular na internet uma ilustração de Dilma nua com diversos palavrões “saindo” de seu traseiro. A imagem seria a capa do Charlie Hebdo, que estava claramente criticando a presidente do Brasil. Veja a foto e leia o que está escrito (tivemos que censurar partes dela):

Charlie Hebdo fez capa com Dilma, diz boato
Charlie Hebdo fez capa com Dilma, diz boato

“CADÊ VOCÊ PRESIDENTA DO BRASIL”

Nossa imagem lá fora mais lixo do que nunca, obrigado “mula” dilma e seu pt.

Não precisa ser um gênio em francês para entender as palavras ali. Assim como não precisa ser um gênio para ver que a imagem é mais falsa do que nota de três reais. Vamos aos fatos.

Para começar, seria um tanto quanto incomum a Charlie Hebdo pensar em fazer uma capa sobre o Brasil com tanto conteúdo que eles têm sobre a França, Estado Islâmico etc. Tanto que a capa da última semana foi relacionada aos ataques em Paris. Era um francês tomando champagne e “furado” à bala.

Mas e a capa de Dilma em “uma posição desconfortável”? Ao fazer uma pesquisa com as outras informações que estão na capa, chegamos à polêmica edição em que a revista publicou as charges de Maomé. Sim, as que causaram tanta polêmica. Sobre a imagem de Dilma de quatro: ela também é uma montagem sobre uma charge que também seria de Maomé.

Resumindo: o Charlie Hebdo não publicou uma capa sobre Dilma e criticando o governo brasileiro. Isso foi uma montagem sobre uma capa feita pelo jornal com imagens de Maomé.

PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Cátia Linhares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “Charge de Dilma é publicada no Charlie Hebdo, aponta foto falsa

  • 20/04/2016 em 21:52
    Permalink

    Estão espantados? Quem apoia Aécio Neves não pode se chocar com mais nada.

    Resposta
    • 24/12/2015 em 17:05
      Permalink

      Você realmente esperar alguma coisa desse pessoal?

      Essa gentalha analfa mal sabe português.

      Resposta
  • 04/12/2015 em 14:43
    Permalink

    Gente, isso é liberdade de Imprensa?? Não é a toa que eles estão sofrendo as consequências! É preciso ter o mínimo de respeito e esses caras são uns vermes!

    Resposta
  • 03/12/2015 em 23:51
    Permalink

    É de extremo mau gosto a tal foto , pois apesar da imensa falta de
    capacidade do seu governo , ela é uma senhora , mãe e avó…

    Resposta
  • 03/12/2015 em 11:58
    Permalink

    Essa é a matéria com a tradução mais porca que eu já vi. Pelo amor de Deus, pergunte a um amiguinho que tenha pelo menos o Nivel A1 de francês antes de passar vergonha na internet.
    Cadeaux = presentes
    E o único palavrão saindo do traseiro é “merde”. O restante, com exceção de “mensonge” (mentira) e “chômage” (desemprego), qualquer falante de uma lingua latina pode deduzir. Sei que não é o foco da matéria, mas tira a credibilidade de todo o resto

    Resposta
  • 02/12/2015 em 18:52
    Permalink

    Essa capa é um fake. Ela foi feita baseada na capa do 19 de setembro 2012. Da pra ver que os titulos sao o mesmo. e que alguem troco a imagem principal

    Procura: Charlie Intouchable 2 no google para ve-la.

    Resposta
  • 01/12/2015 em 11:53
    Permalink

    Acho que esta charge não representa o estilo de humor do pessoal do Charlie Hebdo, humor que costuma ser sutil e inteligente. Nossa presidente merece, sem dúvida, muitas críticas sérias, mas esta charge é baixaria e faz pensar no humor escatológico de muitos brasileiros que não conseguem fazer críticas inteligentes. Alias, não é com escatologia que desenvolveremos soluções para os problemas da sociedade brasileira, pois os problemas que nos afligem tem tudo a ver com a estrutura da sociedade brasileira, e se esta estrutura não for evoluida para algo melhor, estaremos destinados a seguir o caminho da India e não da Belgica.

    Resposta
    • 03/12/2015 em 12:01
      Permalink

      A foto é fake mesmo, mas peraí: Humor de Charlie Hebdo é “sútil”? Tipo, Deus Pai, Filho e E.S fazendo….minha moral não me deixa nem escrever, pra ser sincero. Da uma olhadinha no Google Imagens.

      Resposta
  • 30/11/2015 em 12:51
    Permalink

    Cadeaux significa “presentes” em francês.
    Dá uma pesquisada melhor antes de postar a matéria.

    Resposta
    • 02/12/2015 em 03:25
      Permalink

      Eu acredito que o “CADE VOCE PRESIDENTA DO BRASIL” é o que vem junto da mensagem do Hoax, e não o que o autor do boatos.org tenha escrito.

      Resposta
  • 27/11/2015 em 02:48
    Permalink

    Galera, CADEAUX não é CADÊ.

    É PRESENTE!… :)

    Resposta
  • 26/11/2015 em 23:36
    Permalink

    A tradução é “presentes da presidente do Brasil” e não “cade você ….”.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)