Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro Carlos Marun grava áudio falando que Temer vai cair #boato

Ministro Carlos Marun grava áudio falando que Temer vai cair #boato

Boato – Vazou áudio do ministro Carlos Marun. Em gravação para o “Claudião”, ele fala que estava tudo combinado com a Globo, que a greve fez as coisas saírem dos planos, que o governo acabou e que Temer vai cair.

Há menos de 24 horas, o Boatos.org teve que, em um mesmo dia, desmentir o mesmo boato porque ele se modificou rapidamente. Não é que hoje teremos que fazer a mesma coisa. Ontem, o assunto era Copa. Hoje, é política.

Circula na internet um áudio atribuído ao ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) em que ele teria falado ao “Claudião” que o governo estaria prestes a acabar por causa da greve dos caminhoneiros. O áudio se espalhou com diversas versões diferentes. Confira algumas:

Versão 1: Espalhem esse áudio que vazou do FDP do ministro Carlos Marum. Versão 2: Ministro Carlos Marum tem audio vazado … escutem…e compartilhem… Versão 3: Espalhem esse áudio que vazou do  do ministro Carlos Marum junto a Rede Globo ….um absurdo Versão 4: AUDIO DO MINISTRO CARLOS MARUM. VEJA COMO A POLITICA DE HOJE E PODRE.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Transcrição: Claudião. Só não vaza esse áudio, por favor. A jogada que eles fizeram aqui no Planalto era a seguinte: como eu tinha te falado que esses dias, o governo tem um acordo com a Globo para empurrar com a barriga até às eleições. Tu sabe né. Pois é. Isso porque que nas eleições quem vai ganhar é o Meireles. Claro que vai ganhar porque as urnas são fraudadas. Isso tu também já sabia. Só que com essa greve dos caminhoneiros, o Villas Bôas chegou e falou para o Temer assim: não dá mais pra segurar. 50% dos generais já estão contra o teu governo. Se essa greve durar até domingo, segunda-feira tu vai ter que renunciar. Simplesmente só deu o recado. Não deixou o Temer responder e ficou por isso aí.

E aí qual foi a ideia daquele burro do Padilha? Pega uns cara que se dizem do movimento, junta eles para fazer a reunião, todo mundo assina o acordo, chama só a Globo e diz que a greve acabou e pronto. Com isso, ele achou que a população vai ver que a greve acabou e o exigir que os caminhoneiros voltem a trabalhar normalmente. A ideia parecia boa, só que tem um problema: o acordo é muito estúpido e mesmo se os cabeças do movimento assinassem aquele documento, os caminhoneiros não iriam aceitar porque não adianta tirar 10, 20, 30, 50 centavos do diesel se na Bolívia o nosso combustível não passa de R$ 2. É lógico que os caras não iriam cair nesta historinha.

Agora o Temer mandou o exército para desobstruir as estradas, mas o problema é a paralisação. Não é a obstrução. Diante disso o exército não pode obrigar os caminhoneiros a trabalharem, pode apenas obrigar a desobstruir as estradas. Vou te falar uma coisa esse governo já caiu, meu amigo. Claudião, só não vaza se áudio por favor.

Ministro Carlos Marun gravou áudio falando que Temer vai cair?

Pois bem, o tal áudio começou a circular no dia 27/05 e viralizou na web. Mas será mesmo que se trata do ministro Carlos Marun no áudio? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A explicação é muito simples e perpassa por poucos pontos. O primeiro ponto é que a voz da pessoa do áudio não tem a mínima semelhança com a voz de Carlos Marun (que é muito mais rouca). Dá só uma comparada entre a voz do áudio e um relato de Marun sobre a greve.

O segundo é que o mesmo áudio já foi atribuído a outro político: o ex-deputado Edinho Bez. Normalmente, fake news acabam se “transformando” para continuar viralizando. É justamente o caso. Os outros motivos estão explicados no texto sobre Bez e se aplica ao de Marun. Confere aí:

Para além disso, o áudio segue aquele mesmo tom alarmista (que tem sido a tônica destes protestos) e cita teses já desmentidas em outros boatos como, por exemplo, a de que o Exército deu um prazo para que Temer renuncie (desmentido aqui).

Vale lembrar que a mensagem que circula online segue aquele roteiro básico das notícias falsas que circulam na internet: vago, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Só isso já seria motivo para não ser compartilhado.

Resumindo: a tese que aponta que Carlos Marun gravou um áudio falando que Temer vai cair é mais absurda do que a que aponta que Edinho Bez era a pessoa que gravou. Além de toda a argumentação que já usamos anteriormente, a voz de Marun sequer é parecida com a do homem que gravou o áudio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: