Caminhoneiros invadiram a Esplanada dos Ministérios em Brasília hoje, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado na internet mostra buzinaço de caminhoneiros na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A mídia e o Facebook não estão mostrando. Repassem!

Em meio aos efeitos da greve dos caminhoneiros, que causou crise no abastecimento de combustíveis, alimentos e em diversos setores do país, ainda temos que lidar com a quantidade de boatos que surgiram sobre o assunto.

O último que circula pela internet aponta para um vídeo de uma suposta ação dos caminhoneiros em Brasília. As imagens, que foram compartilhadas no Facebook e no WhatsApp, mostram diversos caminhoneiros fazendo um buzinaço na Esplanada dos Ministérios.

Na mensagem, o texto aponta que “os caminhões estão invadindo Brasília e o face não está deixando mostra e nem a televisão está mostrando”. “A Televisão não mostra, mas o povo Brasileiro tá atento, olha como está hj em Brasília 400 Caminhões indo pra lá.. Domingo vai fica feio , Vamos Compartilhar!!!”, diz outra. Confira o vídeo:

Caminhoneiros invadiram a Esplanada dos Ministérios em Brasília hoje?

O vídeo se espalhou na internet e deixou muita gente preocupada. Mas será mesmo que os caminhoneiros invadiram a Esplanada dos Ministérios em Brasília? A resposta é não? Sem mais delongas, vamos aos fatos.

De cara, achamos a história muito suspeita. Afinal de contas, possui o enredo clássico de boatos online: alarmista, sem datas e fontes confiáveis, informações vagas e pedidos de compartilhamentos. Além do fato de que mesmo existindo uma mobilização de grupos para pressionar o presidente, o número de caminhões não chega nem perto da quantidade de caminhões presente no vídeo.

Outro detalhe: ao assistir o vídeo, notamos algo estranho: a chuva. Como moradores de Brasília, sabemos que não chove há um bom tempo por aqui (a última foi em 20 de maio de 2018). Por sinal, além da falta de chuva, também sentimos falta de notícias em sites confiáveis falando sobre a suposta mobilização. E aí chegamos à conclusão: o vídeo não é recente.

Ok, mas se o vídeo não é de agora, é de quando? Março de 2015. O registro faz parte de um buzinaço organizado pelos caminhoneiros para encerrar o movimento grevista. Na época, os caminhoneiros suspenderam as paralisações após um acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto. Se você tem dúvida, confira você mesmo neste vídeo.

Resumindo: a história que aponta que caminhoneiros invadiram a Esplanada dos Ministérios em Brasília é falsa. O vídeo é antigo e foi feito em um dia chuvoso, clima totalmente diferente do da capital federal no momento.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

3 comentários em “Caminhoneiros invadiram a Esplanada dos Ministérios em Brasília hoje, mostra vídeo #boato

  • 05/06/2018 em 08:36
    Permalink

    Parabéns pelo trabalho de vocês. Atualmente o que mais se vê na internet é fake news, infelizmente.

    Resposta
  • 02/06/2018 em 14:26
    Permalink

    Todas as vezes que recebo algo e fico na dúvida sobre a veracidade do fato, entro neste site copio o link e envio para as pessoas que me enviaram tal boato…

    Agradeço pela existência deste site!!!!

    Resposta
  • 01/06/2018 em 18:51
    Permalink

    I have checked your website and i’ve found some duplicate content, that’s why you don’t rank high in google’s search results, but there is a tool that can help you to create
    100% unique articles, search for: SSundee advices
    unlimited content for your blog

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)