Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil pede para povo estocar comida e combustível #boato

Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil pede para povo estocar comida e combustível #boato

Boato – Com greve em andamento, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil pediu pra a população estar preparada e estocar comida e combustível.

Ninguém se importou muito quando na última segunda-feira a imprensa anunciou a greve dos caminhoneiros. Talvez por que o brasileiro tenha memória curta (uma paralisação semelhante ocorreu em 2013), ou porque estamos cheios de outras coisas para pensar, o fato é que na segunda-feira, 21 de maio de 2018, pouca gente se importou com a greve dos veículos de grande carga.

Quatro dias depois e o cenário é completamente outro. Filas nos postos de gasolina, preço abusivo na bomba (sim, tem postos cobrando mais de R$5,00 por litro, isso é crime contra consumidor, fica a dica) e gente cogitando até estocar alimentos para sobreviver ao que parece o início de um episódio de The Walking Dead (a série de zumbis).

Parece exagero, mas não é. Tem gente em pânico e inclusive espalhando isso por aí em forma de áudio no WhatsApp. Segundo um áudio que está sendo insanamente compartilhado, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil alertou à população para que estoque comida e combustível, já que a greve não tem previsão para acabar. Junto com ele, estão compartilhando a seguinte mensagem: “presidente do sindicato dos caminhoneiros manda recado pra população”. Confira abaixo o áudio e a transcrição:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Olá pessoal aqui quem fala é o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil quero falar para vocês já se prevenir em avisem suas famílias vão no mercado comprar comida Java sessão abastecer os carros Previ não vai trancar Tudo chega de palhaçada nesse país vai trancar tudo tá abasteça seu carro os mercados tudo que vocês puderem fazer vai começar por Cascavel Trevo Cataratas maior acesso de distribuição para o porto de Paranaguá começa em Cascavel Então pessoal vocês da região vão se previnindo e vamos nos apoiando porque chega de palhaçada nesse país tá em greve já a guerra está começando greve já.

Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil pede para povo estocar comida e combustível?

A greve dos caminhoneiros está dando o que falar, com certeza. Dá para avaliar dessa forma por duas razões – a quantidade de notícias na mídia e a quantidade de boatos rolando. Acreditem, para selecionar este desmentido entre vários deu trabalho. Mas entre tanto “disse não me disse” o que importa mesmo é saber: o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil pediu para a galera estocar comida e combustível? Não, isso é mentira e vamos explicar direitinho os por quês.

Bom, primeiro que é um áudio do WhatsApp muito suspeito. O homem se apresenta como presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil, mas nem se dá ao trabalho de dizer o próprio nome. Será porque se fosse assim ficaria bem fácil checar que é balela? Depois, tem o famoso tom alarmista, a pessoa no áudio faz até parecer que estamos enfrentando o fim dos tempos. Além do que não menciona datas. Poderia muito bem ter sido um áudio enviado no contexto da outra grande greve dos caminhoneiros anos atrás.

Não bastasse essa sequência de falhas no áudio, tem outro ponto nessa história (o principal, na verdade) que não bate. Não existe o Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil, simplesmente essa instituição não existe. Com uma busca rápida encontramos que os principais movimentos envolvidos na greve são a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos (CNTA), a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) e a União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam).

Além disso, os líderes desses movimentos já falaram na imprensa, nenhuma das vozes deles bate com o homem que fala no áudio. São todas bastante diferentes, aliás. Vejam por vocês mesmos, o presidente da Abcam, da CNTA e da Unicam.

Esclarecido isso, vamos a mais um ponto racional. É improvável que haja um desabastecimento dessa magnitude. De acordo com a própria BBC, que entrevistou especialistas de logística, é mínima a chance de que enfrentaremos um cenário onde haja necessidade de estocar comida e combustível. O que inclusive deve-se é evitar é uma corrida desenfreada a mercados e postos de gasolina porque esse efeito comum é que pode gerar falta de produto nas gôndolas e nos postos.

Resumindo, estão compartilhando um áudio extremamente alarmista, em nome do presidente de um sindicato que nem existe e aproveitando que as pessoas estão preocupadas com a greve para gerar ainda mais pânico. Se for para estocar algo, que seja informação plausível sobre a greve dos caminhoneiros. E se for para sair correndo a fazer algo, que seja compartilhar esse desmentindo para informar os coleguinhas do grupo do WhatsApp.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Marcações: