Caminhão do deputado Romanelli foi apreendido com drogas #boato

Boato – Um caminhão recheado de drogas foi apreendido pela polícia. Ele pertence à empresa do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Nos últimos dias, os boatos políticos estavam “em baixa”. Mas quando a coisa está calma demais, pode ter certeza que vem “bomba” em seguida. E é justamente o que aconteceu neste sábado (11/11/2017).

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Um vídeo tem chamado atenção no WhatsApp e no Facebook e dá conta de uma apreensão de drogas em um caminhão de combustível. Junto ao arquivo há a informação de que o caminhão pertence a “transportadora de combustível” do deputado estadual pelo Paraná Luiz Claudio Romanelli, do PSB.

O texto faz dois links políticos (além do mais óbvio, que é a ligação com o nome de Romanelli): a maior parte das versões liga o nome dele ao de Beto Richa (governador do Paraná pelo PSBD). Algumas das versões consegue também ligar o nome dele ao “MST, via campesina e milícias dos sindicatos”. Ou seja, o texto conseguiu juntar o nome de Romanelli ao PSDB e ao PT. Leia (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que caminhão do deputado Romanelli foi apreendido com drogas
Print da notícia falsa que fala que caminhão do deputado Romanelli foi apreendido com drogas

Caminhão do deputado Romanelli foi apreendido com drogas?

A história foi muito compartilhada pelos “dois lados do polo”. “Petralhas” tentaram fazer o link de drogas com o PSDB. “Coxinhas” tentavam ligar as drogas ao MST e sindicatos. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos explicar tudo.

As controvérsias começaram com o vídeo da apreensão. A operação aconteceu na manhã de 09/11/2017 em Naviraí (MS). À frente do caminhão apreendido há uma mensagem que fala “a serviço da Romanelli”. A partir daí começaram as postagens falando sobre Romanelli, Beto Richa, MST e etc.

O próprio texto que acusa o deputado tem informações vagas e que sequer estão ligadas a, de fato, o que aconteceu na operação. De acordo com esta notícia do jornal O Diário, o caminhão é de piche e não de gasolina de aviação, como o texto aponta.

Um dia depois da apreensão, a Polícia Civil do Paraná publicou uma nota. No meio do texto, a polícia explica que a apreensão se deu depois de seis meses de investigação e que a Romanelli (seja a do deputado ou qualquer outra) não tem a ver com o caso. Isso inclusive é lógico. Se, de fato, uma empresa traficasse drogas porque ela o faria em um caminhão identificado? Leia:

O trabalho é resultado de seis meses de investigações realizadas pela Denarc. Embora o caminhão apreendido continha um adesivo como prestador de serviço a empresa Romanelli (fabricante de maquinario na região de Cambé), o caminhão não pertence a empresa e também não há indicativo que preste serviço a mesma.

O próprio deputado estadual também se pronunciou sobre o caso. Em sua defesa (feita em posts e vídeos no Facebook), ele citou que a empresa (que fabrica maquinários) não contrata serviço de transporte asfáltico e nem de gasolina de avião. Eles também citam que o logo não é igual o da imagem.

Têm circulado no WhatsApp/Facebook uma notícia falsa e criminosa tentando ligar o deputado Romanelli (PSB-PR) a uma carreta apreendida pela Divisão de Narcóticos (Denarc) na cidade de Navirai, no Mato Grosso do Sul (MS) e que pertence a uma empresa de Minas Gerais, com o mesmo sobrenome do parlamentar. 

Ocorre que nem o deputado, nem ninguém da sua família tem ligação alguma com esse veículo. O deputado Romanelli lamenta que esse expediente criminoso para desinformar a população.

Resumindo: a própria polícia, que estava investigando o caso há seis meses, e o próprio deputado (que, inclusive já disse que irá tomar medidas jurídicas contra quem criou o boato) apontaram que a história é falsa. Como então acreditar em um post sem autoria, que surgiu “do nada no Facebook” e que erra em diversas informações? Não dá né.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Caminhão do deputado Romanelli foi apreendido com drogas #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)