Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Renan Calheiros é satirizado na capa do Charlie Hebdo #boato

Renan Calheiros é satirizado na capa do Charlie Hebdo #boato

Boato – Jornal francês Charlie Hebdo fez piada com Renan Calheiros ao mostrá-lo desrespeitando a Justiça na capa de sua última edição.

A maioria de nós assiste perplexo ao dramalhão novelesco que todos os dias ganha um capítulo novo em Brasília. Ora envolvendo o Palácio do Planalto, o Congresso ou os quase “deuses do Olimpo” que habitam o Supremo Tribunal Federal, o fato é que consumimos essas cenas (ou somos nós os consumidos?) quer se queira quer não.

Boato afirma que Renan Calheiros foi satirizado na capa do jornal Charlie Hebdo
Boato afirma que Renan Calheiros foi satirizado na capa do jornal Charlie Hebdo

Nesse roteiro complexo que se delineia no planalto central, o que não faltam são personagens interessantes. Entre deles, Renan Calheiros, o presidente do Senado que foi julgado há uma semana para saber se continuava ou não em seu cargo.

O resultado, como bem puderam acompanhar nos noticiários, foi “nenhuma mudança significativa“. Ok, Renan continua no mesmo lugar. Só que, dessa vez, os franceses teriam decidido tomar partido nessa bagunça. Segundo uma história que está circulando no Facebook, de tão indignados que ficaram frente ao julgamento sem resultado efetivo do STF sobre Calheiros, o jornal Charlie Hebdo fez uma sátira em sua capa.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A imagem mostra Renan Calheiros fazendo um gesto obsceno, desrespeitando o que seria o símbolo da Justiça. Com a foto da tal capa, apareceram no Facebook várias legendas indignadas:

1. Desmoralização internacional!

2.O GOLPE BRASILEIRO ESTÁ BOMBANDO NO MUNDO

Sabe aquele jornal francês que sofreu atentado e todos colocaram no perfil “JE SUI CHALE”, então, veja a sua manchete de capa:

CONFIRMADO: “A CORTE SUPREMA DO BRASIL (STF) É UMA MERDA”. Alfredo Leitão

3.Finalmente Brasil conquista a capa do Charlie Hebdo, o tal pasquim francês que sofreu atentado por brincar com Maomé. Valeu Renan…

O Charlie Hebdo satirizou Renan Calheiros em sua capa?

Independente do quanto gostaríamos (ou não) de que essa sátira ao presidente do Senado fosse verdadeira, é preciso esclarecer que ela não é. A imagem que tem circulado nos últimos dias é apenas uma montagem fazendo-se passar por uma capa original.

A suposta sátira é tão falsa que sequer é inédita. Em março deste ano, a mesma “capa irônica” foi divulgada por aí com a diferença de que o personagem central era Lula. Isso mesmo, ao invés de Renan Calheiros era a caricatura de Lula vestido em uma camisa com o número 13 do PT estampado nas costas. Na época, nós desmentimos a história aqui no site.

Nem sobre Lula, nem sobre Renan, muito menos da Charlie Hebdo, a capa real que deu origem a essas modificações da imagem é na verdade da revista El Otorongo, do Peru. Na edição nº488 de Julho de 2015 a capa da publicação mostrou uma caricatura do ex-presidente peruano Alan García. Ele era o personagem junto com a Justiça.

Além disso, na edição da revista que indicam ter o Renan Calheiros, a capa publicada traz o atual presidente francês, Fraçois Hollande. Nessa postagem, o comentarista da GloboNews, Guga Chacra, esclarece a balela da capa falsa e chama atenção para um ponto muito válido – dificilmente os franceses saibam (e seja do interesse deles) quem habita o Senado brasileiro.

Por fim, se compararmos atentamente qualquer capa original da Charlie Hebdo com a que tem circulado estampando o Renan Calheiros dá para perceber a olho nu as “emendas” que o programa de edição mal feito deixou. São pequenas manchas em volta das palavras que evidenciam mais ainda a montagem.

Portanto, Renan Calheiros não foi satirizado na capa do Charlie Hebdo, o jornal francês não fez piada do presidente do Senado, é tudo montagem, reutilizada inclusive. Logo, a tal capa que escancara a política brasileira é #boato e compartilhá-la não ajuda a mudar os próximos capítulos desse novelão nosso de cada dia.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Andrea Freitas, Alessandro Cyrino e Vinícius Villas Bôas. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.