Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro desmascara Temer e manda recado sobre safadeza #boato

Bolsonaro desmascara Temer e manda recado sobre safadeza #boato

Boato – Jair Bolsonaro, provável candidato em 2018, desmascarou Temer e mandou recado sobre safadeza para o presidente.

Como já falamos anteriormente, o nome de Jair Bolsonaro tende a ser, cada vez mais, figura frequente na boataria online. Só hoje (16/08/2017), o Boatos.org desmentiu três histórias sobre ele. Além dos “causos” de Maria do Rosário ter “acabado” com a candidatura dele e de Silas Malafaia ter o apoiado, uma nova história (nem tão nova) começou a circular online nos últimos dias.

Um texto apontava para uma “resposta” que Bolsonaro teria dado ao presidente Michel Temer. De acordo com a mensagem, o deputado enumerou uma lista de itens do que significaria “safadeza”. Leia o texto, que viralizou no WhatsApp:

Bolsonaro desmascara Temer e envia resposta para presidente. Leia: VOCÊ SABE O QUE É Safadeza TEMER??? O título até pode ser deselegante, mas que é muito verdadeiro, vou lhe responder!

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

SAFADEZA é comparar a pensão de um Deputado com a de uma Viúva. SAFADEZA é um Cidadão ter que contribuir ao longo de 35 anos para ter direito a receber pensão, enquanto Deputados necessitam somente 1 ou 2 mandatos, conforme o caso, e alguns membros do Governo, para terem o direito de cobrar Pensão Máxima precisam unicamente do Juramento de Posse.

SAFADEZA é que os Deputados sejam os únicos Trabalhadores (???) deste País que têm isenção de IR sobre 1/3 de seu salário. SAFADEZA é por, na Administração pública, milhares de Assessores (leia-se Amigalhaços) com Salários almejados pelos Mais Qualificados Técnicos.

Esta deveria ser uma dessas correntes que nunca poderia se romper!!! NUNCA, porque só nós podemos acabar com TUDO ISSO. UMA GRANDE SAFADEZA SERÁ NÃO REENVIAR ESSA MATÉRIA A TODOS OS MEMBROS DA SUA LISTA, ESPECIALMENTE ÀQUELES EVENTUAIS AMIGOS POLÍTICOS, VEZ QUE ELES SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR TODA ESSA GRANDE SAFADEZA!!! Se você não repassar é porque apóia! Envie para todos os seus contatos e amigos. #Repassando

Bolsonaro desmascarou Temer e mandou recado sobre safadeza?

Assim como os outros boatos sobre Bolsonaro que circularam online, o tal texto foi muito compartilhado na internet. Mas será mesmo que o recado do deputado para o presidente é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Três fatores decidem que a história é falsa. O primeiro é a fonte da informação e a forma que ela se espalhou na internet. A origem do texto é um site que só compartilha informações falsas na internet. De lá, veio a história do Silas Malafaia apoiar Bolsonaro, da menina Nataline e outros. Um site de fake news.

O segundo ponto é que o autor do boato nem se deu ao trabalho de criar algo original. O texto atribuído a Bolsonaro é o mesmo que foi atribuído ao presidente da OAB em 2016. Assim como hoje, a história era falsa. Só para terminar: o texto tem todas as características de boatos online. O maior destaque deles é o pedido incisivo de compartilhamento.

Resumindo: um site que só cria notícias falsas pegou um texto de um boato antigo, trocou o “autor” da frase e divulgou o boato no WhatsApp. Bolsonaro não enviou recado nenhum para Temer. Muito menos escreveu “textão” sobre safadeza no “zapzap”.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.