Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro alerta sobre roubo de Temer na gasolina e energia elétrica #boato

Bolsonaro alerta sobre roubo de Temer na gasolina e energia elétrica #boato

Boato – Bolsonaro criou texto alertando que Temer e o BC anunciaram um aumento na gasolina e na energia elétrica a partir da próxima semana.

Há pouco mais de um ano para as eleições de 2018, a campanha já começou (faz um tempo) nas redes sociais. Um dos grupos que mais “fazem barulho” online é o dos admiradores de Jair Bolsonaro. Outro grupo é dos admiradores de Lula. Os dois grupos têm uma coisa em comum: são extremamente críticos ao governo Temer. É justamente por isso que uma notícia está fazendo sucesso na internet.

Um texto que circula com força no WhatsApp dá conta que Jair Bolsonaro teria alertado para “mais um roubo” de Temer. Desta vez, o Banco Central teria anunciado um reajuste de 37% no preço da energia elétrica e 14% no preço da gasolina. O texto linka para um blog e pede o repasse da mensagem. Leia o texto que circula online (print de uma postagem do Facebook):

Print da notícia falsa que aponta que Bolsonaro alertou para aumento da gasolina e energia elétrica
Print da notícia falsa que aponta que Bolsonaro alertou para aumento da gasolina e energia elétrica

Bolsonaro alertou sobre aumento da gasolina e energia elétrica?

Como dito antes, o texto viralizou nas redes sociais (principalmente com o pedido de repasse). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Como há diversos boatos dentro do boato principal, vamos, em partes, aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Antes de falar do conteúdo em si, vale lembrar a velha cartilha de sempre: textos com caráter alarmista, pedido de compartilhamento, erros de ortografia e de fontes duvidosas são, via de regra, boatos. E é isso mesmo.

A primeira balela do texto está no fato de Bolsonaro ter “alertado” sobre o reajuste. Com exceção de alguns blogs, nenhum veículo de mídia falou do assunto. E nem o próprio político se manifestou recentemente em redes sociais. O máximo que encontramos foi uma manifestação em julho sobre o assunto.  Porém, o texto não tem nada a ver com o descrito acima.

O segundo ponto é em relação ao anúncio do Banco Central sobre o aumento. Para começar, não é o Banco Central que anuncia os reajustes. No caso da energia elétrica, é a Aneel que autoriza as empresas regionais a fazerem os reajustes. No caso da gasolina, o aumento nas distribuidoras é anunciado pela Petrobrás. Logo, o BC não falou nada sobre o assunto (até tentamos procurar, mas não encontramos).

Vale destacar também que, apesar de flutuações no preço (a gasolina é reajustada para mais ou menos diariamente e a energia elétrica tem reajustes por estado e pela “bandeira das contas”), os valores citados no texto não batem. A informação de “paralisação geral” na próxima sexta também é falsa.

Resumindo: o Banco Central não anunciou nenhum reajuste no preço dos combustíveis e da energia elétrica, não haverá paralisação geral na próxima sexta-feira e, obviamente, Bolsonaro não criou nenhum textão de WhatsApp. Temos três boatos em apenas um desmentido. Vamos para o próximo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.