Bolsonaro alerta sobre roubo de Temer na gasolina e energia elétrica #boato

Boato – Bolsonaro criou texto alertando que Temer e o BC anunciaram um aumento na gasolina e na energia elétrica a partir da próxima semana.

Há pouco mais de um ano para as eleições de 2018, a campanha já começou (faz um tempo) nas redes sociais. Um dos grupos que mais “fazem barulho” online é o dos admiradores de Jair Bolsonaro. Outro grupo é dos admiradores de Lula. Os dois grupos têm uma coisa em comum: são extremamente críticos ao governo Temer. É justamente por isso que uma notícia está fazendo sucesso na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Um texto que circula com força no WhatsApp dá conta que Jair Bolsonaro teria alertado para “mais um roubo” de Temer. Desta vez, o Banco Central teria anunciado um reajuste de 37% no preço da energia elétrica e 14% no preço da gasolina. O texto linka para um blog e pede o repasse da mensagem. Leia o texto que circula online (print de uma postagem do Facebook):

Print da notícia falsa que aponta que Bolsonaro alertou para aumento da gasolina e energia elétrica
Print da notícia falsa que aponta que Bolsonaro alertou para aumento da gasolina e energia elétrica

Bolsonaro alertou sobre aumento da gasolina e energia elétrica?

Como dito antes, o texto viralizou nas redes sociais (principalmente com o pedido de repasse). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Como há diversos boatos dentro do boato principal, vamos, em partes, aos fatos.

Antes de falar do conteúdo em si, vale lembrar a velha cartilha de sempre: textos com caráter alarmista, pedido de compartilhamento, erros de ortografia e de fontes duvidosas são, via de regra, boatos. E é isso mesmo.

A primeira balela do texto está no fato de Bolsonaro ter “alertado” sobre o reajuste. Com exceção de alguns blogs, nenhum veículo de mídia falou do assunto. E nem o próprio político se manifestou recentemente em redes sociais. O máximo que encontramos foi uma manifestação em julho sobre o assunto.  Porém, o texto não tem nada a ver com o descrito acima.

O segundo ponto é em relação ao anúncio do Banco Central sobre o aumento. Para começar, não é o Banco Central que anuncia os reajustes. No caso da energia elétrica, é a Aneel que autoriza as empresas regionais a fazerem os reajustes. No caso da gasolina, o aumento nas distribuidoras é anunciado pela Petrobrás. Logo, o BC não falou nada sobre o assunto (até tentamos procurar, mas não encontramos).

Vale destacar também que, apesar de flutuações no preço (a gasolina é reajustada para mais ou menos diariamente e a energia elétrica tem reajustes por estado e pela “bandeira das contas”), os valores citados no texto não batem. A informação de “paralisação geral” na próxima sexta também é falsa.

Resumindo: o Banco Central não anunciou nenhum reajuste no preço dos combustíveis e da energia elétrica, não haverá paralisação geral na próxima sexta-feira e, obviamente, Bolsonaro não criou nenhum textão de WhatsApp. Temos três boatos em apenas um desmentido. Vamos para o próximo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Bolsonaro alerta sobre roubo de Temer na gasolina e energia elétrica #boato

  • 30/10/2017 em 17:26
    Permalink

    Faça uma errata sobre o aumento da conta de luz!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)