Boato: Jair Bolsonaro vai se candidatar a presidente pelo PP nas eleições

Bolsonaro seria candidato a presidente da República, diz boato
Bolsonaro seria candidato a presidente da República, diz boato

Boato – O deputado federal Jair Bolsonaro será candidato a presidência da República nas Eleições de 2014.

Um dos personagens mais polêmicos do cenário político brasileiro é, ao mesmo tempo, amado por alguns e odiado por muitos. Polêmico, sem papas na língua, Jair Bolsonaro polariza opiniões. Hábil com as palavras, e sem temer temas cabeludos, o deputado carioca pelo Partido Progressista talvez esteja planejando alçar vôos maiores.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Às vésperas da definição de candidatos para as eleições de 2014, vem ganhando força o movimento “Bolsonaro presidente” na internet. Defensores entusiasmados organizam petições públicas de apoio. Uma delas conseguiu mais de dez mil assinaturas em 24 horas. Muitas páginas em redes sociais defendem a candidatura dele. Um delas tem mais de 30 mil seguidores.

A promessa de moralização, de ética e de correção do deputado são os principais argumentos dos que incentivam e divulgam a ideia da candidatura. A possibilidade, ainda que remota, esquenta a discussão entre os que vêem no deputado o ícone da extrema direita e que o acusam de preconceituoso, e os que concordam com suas ideias e apoiam sua candidatura.

Ok. Já está claro que Jair Bolsonaro realmente conta com muitos fãs. Não é a toa que ele deve conquistar muito mais do que os 120 mil das eleições de 2010. Mas será que ele realmente deve ser candidato a presidente em 2014?

No foco da discussão, Bolsonaro (que não é bobo de perder uma chance de aparecer na mídia) “colocou seu nome à disposição” do partido, e solicitou formalmente a inclusão de seu nome na lista dos candidatos nas pesquisas de intenção de voto. No blog do colunista Ricardo Setti, da Veja, Bolsonaro explicou por que gostaria de ser presidente. O argumento, claro, é livrar o Brasil dos comunistas.

Agora vamos à realidade. Bolsonaro pode, sim, querer (ou fingir querer) ser candidato à presidência da República. Mas, pelo menos em 2014, é impossível que ele consiga isso pelo partido atual. O próprio Ricardo Setti tratou a história como piada em um artigo posterior.

O principal motivo é que o PP já está comprometido no apoio para a reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Como o prazo para trocar de partido e se candidatar é de um ano e o PP faz parte da base aliada ao governo, Jair Bolsonaro deve sair mesmo como candidato a deputado federal.

Além disso, seria um erro estratégico Bolsonaro se candidatar a algum cargo no executivo com tamanha rejeição que tem. Para representar um grupo específico, ele até tem votos. Mas para ganhar uma eleição de prefeito, governador ou presidente. A história é outra. Em suma, o “Bolsonaro presidente” é só sonho de alguns seguidores do polêmico deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)