Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato diz que Lula será candidato a presidente nas Eleições de 2014

Boato diz que Lula será candidato a presidente nas Eleições de 2014

Boato diz que Lula seria candidato a presidente em 2014
Boato diz que Lula seria candidato a presidente em 2014

Boato –  Luiz Inácio Lula da Silva será candidato a presidente em 2014 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no lugar da atual presidente Dilma Rousseff

Em tempos de eleições, os boatos políticos tendem a se intensificar. E muito deles, claro, envolvem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Da tentativa de socialismo populista, até ser pai do dono da Friboi, Lula sempre esteve envolvido em boatos. O mais novo rumor que envolve o nome do ex-presidente dá conta de que ele voltará a se candidatar nas eleições de 2014 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no lugar da presidenta Dilma Rousseff.

 

Lula estaria se candidatando para presidente da República pela sexta vez nas eleições. Após três derrotas (1989, 1994 e 1998) e duas vitórias (2002 e 2006), Luis Inácio da Silva estaria concorrendo novamente ao cargo máximo da política nacional pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A última vez que uma informação de que Lula seria presidente foi divulgada pelo blog Glamurama pela colunista social Joyce Pascowitch. O site diz que Lula confirmou para amigos próximos sua vontade de voltar ao cargo. Confira abaixo o texto na íntegra:

“O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula. Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff.

Em tempo: a assessoria do Instituto Lula nega, em e-mail assinado por José Chrispiniano, a candidatura de Lula e mantém a versão do ex-presidente que, em entrevista em Portugal, garantiu que será cabo eleitoral da presidente Dilma nas próximas eleições.”

Mas afinal, Lula será candidato à presidência novamente ou não? Não. Ao que tudo indica, Luis Inácio da Silva não concorrerá ao cargo de Presidente da República nesse ano. Como o próprio texto do blog Glamurama já divulgou e o site Brasilpost reforçou, a intenção do ex-presidente é apoiar Dilma – como na entrevista em Portgual que afirmou: “Vou para a rua fazer campanha para a Dilma”.

A própria assessoria de Lula negou a possível candidatura para a Exame e para o Portal R7, e afirmam que o ex-presidente atuará como cabo eleitoral da presidente. Desde 2013, conforme entrevista do Estadão, Lula já havia assumido a postura de viajar o Brasil pedindo votos para Dilma.

Ainda, podemos apontar que o Glamurama é um site basicamente de moda – sem especialidade nem seções sobre política. Além da responsável pelo boato, a jornalista Joyce Pascowitch, trabalhar como colunista social. Seria como o Kennedy Alencar comentar a semana da moda de Paris.

Apesar de dar uma informação falsa (boato puro), o texto do Glamurama tem razão quando relata que o partido não concorda com determinas posições da presidente. O Partido dos Trabalhadores aponta divergências internas atualmente quanto aos rumos, desafios e prioridades, o que, provavelmente, pode ser uma das origens do boato. E uma dessas correntes é adepta ao “volta Lula”. O mesmo pode se falar da “base aliada” do governo.

Mas mesmo com o “volta Lula” de alguns petistas, o partido está fechado na candidatura de Dilma Rousseff. Seria um erro estratégico trocar de candidato em cima da hora. Com isso, podemos apontar que dificilmente Luis Inácio Lula da Silva concorrerá em 2014 ao cargo de Presidente da República.