Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato aponta que Sarney será ministro da Cultura em 2015

Boato aponta que Sarney será ministro da Cultura em 2015

Boato aponta que Sarney seria o novo ministro da Cultura
Boato aponta que Sarney seria o novo ministro da Cultura

Boato – A pedido de Lula, o senador José Sarney deve ser o ministro da Cultura do governo Dilma a partir de 1º de janeiro de 2015.

Na semana seguinte às eleições de 2014, um dos nomes que mais foram falados na internet é o do ex-presidente da República José Sarney. O senador pelo Amapá foi protagonista de duas polêmicas nesta semana: a de que ele teria votado em Aécio Neves apesar de apoiar publicamente Dilma Rousseff e a de que ele seria o futuro ministro da Cultura a partir de 2015.

Sobre a primeira polêmica, vamos ser bem breves. A assessoria de Sarney mostra que o vídeo que circula na internet é uma montagem. Infelizmente, não conseguimos identificar indícios que apontem que o vídeo é verdadeiro ou falso. Mas o fato é, que na imagem, fica claro que ele vota 45. Se chegarmos a uma conclusão, seremos mais incisivos sobre a resposta e faremos um post sobre o assunto.

Vamos falar da possibilidade de Sarney ser ministro da cultura a partir de 2015. A história ganhou força na internet após um artigo publicado no blog do pianista Álvaro Siviero. Leia:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Sarney será o novo ministro da Cultura?

A pedido de Lula, a presidente reeleita Dilma Roussef convidou José Sarney a ser seu novo ministro da pasta de cultura. “Serei ministro e, ao mesmo tempo, presidente da Academia”, afirmou Sarney. Diante de comentários de que, para presidir a Academia, seria necessário que o atual senador morasse no Rio, veio a rápida resposta, sem constrangimento: “Rui Barbosa presidiu a Academia morando na Bahia”.

A informação caiu como uma bomba. Mas, se formos analisar o fluxo de informações, talvez não seja bem assim. Fazendo uma engenharia reversa para procurarmos a origem da informações, chegamos ao blog do jornalista Helio Fernandes. A informação foi dada no rodapé de um artigo opinativo de 8 de outubro de 2014, no início do 2º turno das eleições. Leia:

PS5- Noticia que dou com pesar: Lula pediu a Dilma para convidar José Sarney para Ministro da Cultura. Ela já convidou ele aceitou, e acrescentou; “Serei Ministro e ao mesmo tempo presidente da Academia”.

PS6- Alguém comentou: “Para presidir a Academia é preciso morar no Rio”. Resposta rápida do senador (ainda) sem constrangimento: “Rui Barbosa presidiu a Academia morando na Bahia”.

À época, essa informação não teve a mínima atenção na web. Vale lembrar que a boataria estava tão forte que algumas histórias simplesmente não emplacavam. De lá pra cá, nada evoluiu a respeito do assunto além do “furo” apresentado. Detalhe: não foi apontado quando foi falado isso e onde. Ou seja, uma informação vazia.

Além da falta de informações mais consistentes confirmando a história, alguns indícios deixam a escolha de Sarney para a cadeira quase improvável. A primeira é a aparente vontade do senador (não que acreditamo 100% nisso), mas ele escreveu um artigo opinativo para a Folha no qual diz que vai realmente sair oficialmente da política.

O jornalista Renato Rovai, ligado ao governo, apontou alguns motivos para a história não passar de boataria. Em um artigo na revista Fórum, ele apontou que o ministério da Cultura é um dos últimos a serem escolhidos por ser “menor” e que um dos nomes fortes o de Juca Ferreira, que foi ministro durante o governo Lula.

O UOL fez uma lista de possíveis ministros e também incluiu o nome de Juca Ferreira para a Cultura. O jornal O Globo fez uma matéria apontando para prováveis novos ministros. Na lista, não está o nome de Sarney.

Com essas informações, podemos chegar à conclusão de que a história de que José Sarney seria ministro da Cultura não passa de um boato que foi criado ainda durante as eleições, mas que só “pegou” depois do fim do pleito. Em alguns dias, teremos a confirmação de que a história é falsa.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Mônica Rabelo no Fórum do Boatos.org no Facebook. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.