Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bancada evangélica diz que Deus mandou votar a favor de Temer #boato

Bancada evangélica diz que Deus mandou votar a favor de Temer #boato

Boato – Deputados membros da bancada evangélica na Câmara afirmaram que foi Deus quem mandou votar a fator da continuidade de Temer como presidente.

Quase uma semana após a realização da votação na Câmara que decidiu que o presidente Michel Temer continua no poder, a vitória do governo ainda está dando o que falar. O assunto de hoje é relacionado a um grupo de deputados que apoiou Temer maciçamente: a bancada evangélica.

De acordo com um texto que circula online, os deputados afirmaram que foi Deus quem mandou votar a contra a denúncia de Michel Temer. O texto foi publicado em diversos blogs de política (tanto de esquerda como de direita) e muito compartilhado no Facebook. Leia o texto que circula online:

Deus mandou votar a favor de Temer, diz bancada evangélica. A bancada Evangélica votou a favor de Temer em troca de projetos que são de interesse dos parlamentares, mas eles dizem que foi Deus que mandou.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR), deu a senha para os demais quando anunciou seu voto. Como ele, votaram Silas Câmara, Victório Galli, Marcelo Aguiar, Marco Feliciano, Paulo Freire, Ezequiel Teixeira, Rosangela Gomes, Pastor Luciano Braga, deputado pastor João Campos, entre outros.

Questionados por jornalistas sobre o favorecimento e apoio a Michel Temer, repetiram quase em coro que foram guiados por Deus, balela que estão espalhando em seus cultos.

Bancada evangélica diz que Deus mandou votar a favor de Temer?

A história foi uma das mais compartilhadas dos últimos dias e até artigos opinativos com críticas pesadas aos deputados foram escritos com base na notícia. Só tinha um detalhe: a história é falsa. Vamos aos fatos.

Antes de falar da história em si, um esclarecimento. Na votação do prosseguimento da denúncia contra Temer o fato de ser membro da bancada evangélica influenciou menos o voto dos deputados do que, por exemplo, o partido em que eles fazem parte.

Se o partido fazia parte da base do governo, o deputado votou a favor de Temer. Esse foi o caso da maioria dos deputados do PSC (como Takayama, líder da bancada, e Marco Feliciano), do PRB e do PMDB. Ou seja, a decisão teve mais influência “mundana” do que “divina”.

Dito isso, saiba que apesar de a notícia ter sido compartilhada em sites de grande circulação, ela surgiu em um site de notícias falsas. O site que criou a história publicou a informação na sessão “Lendas da Internet”. Vale dizer que o mesmo site já publicou diversas notícias desmentidas por aqui como, por exemplo, da oração de Moro após condenar Lula. Some isso ao fato de a declaração não ter sido registrada por nenhuma câmera e temos uma história inventada do nada.

Resumindo: a história que aponta que a bancada evangélica teria declarado que votou em Temer porque Deus mandou é falsa. Deputados citaram diversos motivos para inocentar o presidente no dia da votação na Câmara, mas esse motivo não foi utilizado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.