Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Avião de Teori não tinha caixa-preta e câmeras foram retiradas do hangar #boato

Avião de Teori não tinha caixa-preta e câmeras foram retiradas do hangar #boato

Boato – Avião do ministro Teori Zavascki não tinha caixa-preta e todas as câmeras do hangar onde ficava a aeronave foram retiradas.

As especulações sobre a queda do avião que matou o ministro Teori Zavascki e outras sete pessoas simplesmente não param. Desde que o acidente foi informado, as redes sociais e até as rodas de bar estão em polvorosa sobre o mesmo questionamento: foi de fato acidente?

Segundo boato, o avião de Teori não tinha caixa-preta e as câmeras do hangar onde ficava a aeronava foram levadas
Segundo boato, o avião de Teori não tinha caixa-preta e as câmeras do hangar onde ficava a aeronava foram levadas (Foto: Divulgação)

Essa pergunta tem sido o centro de muitas respostas especulativas. Há quem acredite que a queda do King Air onde estava Zavascki foi meticulosamente planejada pelo alto escalão da política brasileira, afinal o ministro era relator da Operação Lava-Jato e iniciaria uma importante fase da mesma.

Pois entre tantas versões e histórias sobre a queda do avião está a informação de que a aeronave de Teori Zavascki não tinha caixa-preta. Uma vez que o objeto grava todas as conversas da cabine de comando e é sempre peça central para investigar motivos de acidentes, muita gente já assumiu que a falta da mesma prova a suposta sabotagem.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para reforçar essa teoria, estão informando também que as câmeras de vigilância do hangar onde ficava o avião foram retiradas de modo suspeito. Confira:

As horas após a queda do avião foram movimentadas no hangar de Campo de Marte, onde o bimotor King Air era guardado e onde os passageiros do voo embarcaram.

Por volta das 19h, um funcionário chegou ao hangar da empresa TAG. Ele disse ser responsável pelas câmeras de segurança do local e começou a recolher computadores do hangar. Minutos depois, membros da Aeronáutica e da Polícia Federal também estiveram no local em busca das imagens do circuito interno.

O avião que levava o ministro Teori Zavascki não tinha caixa preta, nem era obrigado a tê-la, afirmou a FAB (Força Aérea Brasileira); a aeronave que caiu no mar nas proximidades da Ilha Rasa era do modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft, fabricada em 2006; […]

Avião de Teori Zavascki não tinha caixa-preta e pegaram as câmeras do hangar?

Apesar das opiniões formadas que vocês têm lido por aí, saibam que a maioria das informações divulgadas nessa história estão erradas e/ou fora de contexto. Para não ficar confuso, melhor irmos por partes.

Sobre o grande problema central – a caixa-preta – é totalmente falsa a informação de que o avião que levava Teori Zavaski não tinha uma. A aeronave tinha sim o objeto e a própria FAB confirmou isso.

A confusão provavelmente começou porque a FAB havia informado à Veja que a aeronave não possuía caixa-preta. Depois a FAB informou que o avião possuía o objeto e que ele havia sido encontrado. A Veja, então, deu uma nova notícia com essa atualização. No entanto, tem muito site por aí ainda afirmando que o avião não tinha a caixa.

Quanto às câmeras de vigilância do hangar onde a aeronave ficava, estão espalhando informações fora do contexto. As imagens do local foram levadas pela Polícia Federal para fazer parte do inquérito instaurado em Angra dos Reis. Essas informações foram dadas pelo Jornal Nacional, inclusive.

Essa história é tão mal construída que o texto divulgado é uma montagem das informações de matérias publicadas na Veja e na Folha de S. Paulo.

O que podemos concluir disso tudo? Que ainda não há provas de que o avião de Teori foi sabotado, a morte do ministro planejada e etc. e as investigações sobre as causas da queda mal começaram. Até lá, estejam informados de que havia caixa-preta sim e que as imagens foram recolhidas pela PF.