Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Arnaldo Jabor escreve texto “Militar é incompetente demais! Militares nunca mais” #boato

Arnaldo Jabor escreve texto “Militar é incompetente demais! Militares nunca mais” #boato

Boato – Arnaldo Jabor escreveu um texto sobre militares chamado “Militar é incompetente demais” e disse que “ainda bem que hoje tudo é diferente, temos um país sério, honesto e progressista”.

“Intervenção militar já”, “Socorro Forças Armadas” e “Forças Armadas a esperança do Brasil”. Não é difícil encontrar pedidos como esses nas redes sociais. Afinal de contas, não é à toa e nem por acaso que o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, de 2017, revelou que um a cada três brasileiros apoiaria a intervenção militar no país (há controvérsias nestes números, mas tudo bem).

Em meio a tudo isso, Arnaldo Jabor teria publicado um texto comparando os períodos. O texto, intitulado “Militar é incompetente demais”, afirma, em tom irônico, que “militares, nunca mais” e diz que “ainda bem que hoje tudo é diferente, temos um país sério, honesto e progressista”. Leia trechos da publicação:

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

MILITAR É INCOMPETENTE DEMAIS – Arnaldo Jabor Militar é incompetente demais!!! Militares, nunca mais! Ainda bem que hoje tudo é diferente, temos um Pais sério, honesto e progressista. Cresce o grupo que não quer mais ver militares no poder, pelas razões abaixo. Militar no poder, nunca mais. Só fizeram lambanças. Tiraram o cenário bucólico que havia na Via Dutra de uma só pista, que foi duplicada e recebeu melhorias; acabaram aí com as emoções das curvas mal construídas e os solavancos estimulantes provocados pelos buracos na pista.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não satisfeitos, fizeram o mesmo com a rodovia Rio-Juiz de Fora. Com a construção da ponte Rio-Niterói, acabaram com o sonho de crescimento da pequena Magé, cidade nos fundos da Baía de Guanabara, que era caminho obrigatório dos que iam de um lado ao outro e não queriam sofrer na espera da barcaça que levava meia dúzia de carros. Criaram esse maldito do Proálcool, com o medo infundado de que o petróleo vai acabar um dia.[…]

Arnaldo Jabor escreveu texto “Militar é incompetente demais”?

O texto poder fazer algum sentido ou não, dependendo do ponto de vista. Contudo, não entraremos aqui no mérito opinião e, sim, na veracidade das informações. Por isso, meus caros leitores, digo e repito: a informação não procede. Vamos aos porquês.

De cara, quando o assunto é “texto do Jabor” a gente já fica de orelha em pé. Afinal de contas, não foram poucas as vezes em que um texto foi atribuído ao jornalista na internet. Só no Boatos.org, já aparecem textos envolvendo o brasileiro, o Rio Grande do Sul, que tiro foi esse, carnaval, caminhão de lixo, ameaças de morte e Dilma.

Como é possível imaginar, ao buscarmos pelo texto nos locais onde o jornalista tem coluna, não encontramos nada publicado e tampouco gravado. Aliás, seria estranho ele, como um liberal assumido, defender os militares. Mas não é só isso: até pouco tempo atrás o mesmo texto foi atribuído ao pensador Millôr Fernandes que, ao ser questionado sobre a autoria, foi categórico: “Caro Cristiano – acho o texto primário. Que posso fazer? É o lado escroto da Internet. Abrassão. O Millôr”.

Resumindo: o texto, assim como outros, nasceu anônimo, virou de Millôr, foi desmentido e, agora, virou de Arnaldo Jabor. Bom, não precisa nem esperar ele desmentir para saber que é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.