Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > 90% dos aprovados em concursos públicos são do PT #boato

90% dos aprovados em concursos públicos são do PT #boato

Boato – Polícia Federal revela que 90% dos aprovados em concursos públicos federais são filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Que a Polícia Federal está trabalhando firme e investigando como “nunca antes na história deste país” é verdade. Há Operação Lava-Jato, Zelotes e outras tantas. Porém, circula na internet história que a PF estaria investigando concursos públicos.

Concursos públicos estão sob investigação da PF, diz boato
Concursos públicos estão sob investigação da PF, diz boato

A mensagem, publicada por páginas no Facebook, aponta que 90% dos concursados são do PT. Mais do isso, aponta que o deputado “nobre” Eduardo Cunha está criando uma CPI para cuidar do assunto. Leia o boato na íntegra:

Investigação da Polícia Federal revela: mais de 90% dos aprovados em concursos públicos federais são filiados ao PT!!! PF desconfia de um esquema mafioso por detrás dos concursos, cujos resultados seriam distribuídos aos filiados do PT com o objetivo de aparelhar a máquina pública. Ao saber disso, o deputado Eduardo Cunha está planejando criar a CPI dos Concursos Públicos!!! Devemos apoiar este nobre homem em sua luta contra o comunismo!!!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

De acordo com a postagem, dados revelam que 90% dos aprovados em concursos públicos federais são filiados ao PT. Mas será mesmo que a Polícia Federal tem esses dados? É possível saber a opção política do candidato no ato da sua inscrição? Vamos aos fatos.

Primeiramente, os elementos apresentados no texto são característicos de balelas online. São pretensiosos, alarmistas e com erros de ortografia corriqueiros. Além disso, é comum encontrar boatos na página que postou a história (OCC – Organização de Combate à Corrupção). Um deles é o vídeo que Obama teria falado mal de Dilma.

Sobre a CPI, uma simples busca no site da Câmara já resolve o mistério. Não há nenhum pedido de CPI para investigar concursos públicos federais. Em 2014, até foi solicitado um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades em concursos públicos. Detalhe, o pedido foi realizado por deputados estaduais do Rio de Janeiro e para concursos no estado.

Além disso, não há informação de nenhuma linha de investigação da Polícia Federal sobre o tal fato. Se você tem dúvida, tente buscar na página das Operações da PF em 2015.

Em relação ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), citado na postagem como um homem nobre, parece no mínimo duvidoso. Já que o deputado, denunciado pelo Procurador Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), enfrenta uma série de acusações relacionadas ao esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, que é da PF.

Sendo assim, podemos afirmar que não há nenhuma investigação a respeito de concursos públicos serem destinados a partidos. Tudo não passa de mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Cristina Silva. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.