7 boatos sobre Jair Bolsonaro que viralizaram na internet

Reeleito como o deputado federal mais votado no Rio de Janeiro, o polêmico Jair Bolsonaro tem sido protagonista de muitos boatos na internet. Confira uma lista de sete histórias falsas que circularam sobre ele.

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é, atualmente, uma das figuras mais famosas no meio político. Reeleito como o deputado federal mais votado no Rio de Janeiro e conhecido por sua postura (considerada homofóbica e autoritária por muitos), Bolsonaro goza da admiração popular por não ter sua imagem ligada aos escândalos da Lava-Jato e por desafiar políticas conhecidas como “politicamente correta”.

Apesar de controverso, existem muitos boatos que seriam positivos sobre o deputado, mas são mentira. Diante de tantas balelas envolvendo Bolsonaro, o Boatos.org elegeu sete histórias falsas sobre o deputado. Leia:

1 – Político mais honesto do mundo

Em outubro de 2016, começou a circular na internet a informação de que Bolsonaro seria o político mais honesto do mundo. De acordo com a pesquisa, que teria sido realizada pela Fundação Transparência Política Internacional, o deputado ficou na frente de candidatos como Barack Obama, François Hollande, Maurício Macri e Theresa May.

A história foi compartilhada a torto e a direito por fãs de Bolsonaro (vulgo bolsomínions) exaltando a conduta do deputado. Mas o que em todos sabiam é que a ONG, que fez a pesquisa, não existe e que o site que divulgou a pesquisa é de notícias falsas. Ou seja, boato. Leia mais sobre o boato aqui.

2 – Trump menciona Bolsonaro em discurso

Depois da vitória de Donald Trump na corrida pela Presidência dos Estados Unidos, muitos fãs do deputado passaram a acreditar que a eleição presidencial de 2018 pode ter um ‘Trump brasileiro’. Em novembro de 2016, uma notícia compartilhada em blogs e sites de notícias na internet apontava que Trump teria citado o nome de Bolsonaro durante um discurso. Apesar da semelhança entre os candidatos, a história não passava de mais uma falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui.

3 – Bolsonaro citado na Lava-Jato

Outra história que deu pano para a manga e se espalhou rápido foi o suposto áudio em que há uma conversa entre o ex-senador Renato Machado (PT-SP) e Bolsonaro. No tal áudio, Renato fazia uma proposta de propina ao deputado que era recusada categoricamente.

É claro que a história foi apontada como exemplo para a conduta impecável do deputado. Apesar da quantidade de gente que saiu espalhando isso por ai, a história não procede, principalmente porque o ex-senador Renato Machado nem existe. Portanto, tudo se tratou de mais uma balela da internet, que você pode ler mais sobre aqui.

4 – Bolsonaro citado por Renan Calheiros

O avanço da popularidade, fruto de uma postura conservadora e combativa dentro do Congresso, fez com que Bolsonaro conquistasse o apoio da população. Mais do que isso, segundo a história que circulou na web, Bolsonaro apareceu nas conversas entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Na gravação, Renan defende o deputado e afirma que ele nunca pegou dinheiro das empresas.

Obvio que nada disso procedia e a história não passou de mais um boato para “consagrar” o mandato do deputado. Primeiro, porque as conversas entre Renan e Sérgio não faz nenhuma menção sobre Bolsonaro. Além disso, a página que compartilhou a notícia bombástica não é lá das mais confiáveis. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – Projeto para separar sangue doado por gays

Outra história falsa sobre Bolsonaro dizia que ele teria apresentado um projeto de lei que permitiria as pessoas escolherem se aceitam ou não doações de sangue de homossexuais. Apesar da sua postura, o deputado não criou nem apresentou nenhum projeto de lei que abordasse a doação de sangue de homossexuais. Leia mais sobre o boato aqui. 

6 – Feliciano e Bolsonaro tramam o golpe

No ano passado, muito se falou do impeachment de Dilma Rousseff. No meio de toda a discussão sobre o ‘golpe’, muitos boatos circularam pela internet. Um deles dava conta que o áudio em que os deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) arquitetando o golpe contra Dilma para salvar Cunha vazou na internet.

O áudio apontava quais seriam os caminhos para derrubar a presidente e salvar Cunha. O único problema estava no fato de que o áudio era montado. Isso mesmo, essa conversa nunca existiu. Leia mais sobre o boato aqui. 

7 – Bolsonaro candidato a presidência pelo PP

Em 2014, começou a circular na internet a informação de que Jair Bolsonaro iria se candidatar a presidente pelo Partido Progressista (PP). O boato começou a circular às vésperas da definição dos candidatos para as eleições de 2014, quando o movimento “Bolsonaro presidente” ganhou força na internet.

Acontece que antes do deputado assumir que seria candidato à Presidência em 2018, já estava rolando na web o boato sobre sua candidatura ao cargo em 2014, o que era impossível, já que seu partido estava comprometido com o apoio para a reeleição de Dilma Rousseff.

Porém, o tempo passou e o deputado anunciou que será candidato à Presidência em 2018 ‘gostem ou não gostem’. Ao contrário do que dizia o texto, não será pelo PP, mas pelo Partido Social Cristão ou algum outro partido, já que ele sinalizou que vai deixar o PSC. Leia mais sobre o boato aqui. 

20 comentários em “7 boatos sobre Jair Bolsonaro que viralizaram na internet

  • 01/06/2018 em 19:29
    Permalink

    Vcs deram um tiro no pé quando chamaram os eleitores de bolsonaro de bolsominions! Ficou bem claro a estratégia comunista do site ao atacar o candidato Bolsonaro, tentando desmoralizá-lo ao dizer que não é honesto, mas não mostraram as provas! Perderam a credibilidade e acho melhor se retratarem em publico. Até as eleiçoes de 2018.

    Resposta
    • 11/06/2018 em 17:29
      Permalink

      Um cara que não tem noção nenhuma socio-histórica, disse que até a Amazônia não é nossa (sua geografia é horrivel) , e vai vender nossas riquezas fazendo nós voltarmos para o estado de Pre-Colônia aonde Portugal tomou nossas riquezas naturais e minerais e nos vendeu muito mais caro; um cara que não sabe de economia (se não sabe imagine quem ele vai por como ministro se for eleito). Agora eu pergunto: Sera que esse cara vai saber administra o país? Pq ele é uma especie de Jânio quadros, diferença so que em é de direita.

      Resposta
  • 21/05/2018 em 00:06
    Permalink

    Muito bom. Mas a convicção de alguns é dose. Pra essas pessoas Bolsonaro é bom e deu. O cara é um desequilibrado, mas segundo os bolsonaristas ou é boato ou é editado.

    Resposta
  • 09/05/2018 em 20:45
    Permalink

    Bem que o filósofo alemão Nietzsche disse, no séc XIX: “A convicção é mais perigosa do que a mentira”.
    É realmente impressionante que aqueles que amam Bolsonaro com convicção não aceitam que as histórias míticas sobre seu herói sejam desmentidas, investigadas e desmascaradas. O site não é esquerdista nem direitista: o fato é que os boatos sobre Bolsonaro são em sua maioria mentiras que o engrandecem; e os boatos sobre Lula geralmente são mentiras que o denigrem. Deixe a convicção e a paixão de lado e prefira a razão. As mentiras caem, mas as convicções jamais…

    Resposta
    • 20/05/2018 em 13:38
      Permalink

      E qual é a credibilidade do BOATOS.ORG? Quem dá credencial a essa ORG para estar acima da esquerda, do preto e do branco, do certo e do errado? A sabedoria e a certeza (não a verdade) estão no meio. Entre o branco e o preto, a certeza está no cinza. Essa lógica do BOATOS.ORG é questionável e muito mais ainda a sua credencial.

      Resposta
  • 05/05/2018 em 07:36
    Permalink

    Ok BOATOS, Ninguém aqui entendeu que vc esta fazendo o seu trabalhozinho PRO (PRÓ) PT, PRÓ COMUNISMO. NÃO….NINGUEM!..MAS MUITO HÁBIL O TEU JEITINHO DE FAZER. Brava serpente!
    DESPARABÉNS

    Resposta
  • 02/05/2018 em 17:55
    Permalink

    Site tendensioso À esquerda Lulista, corroborando o comentário acima, os boatos escolhidos de Bolsonaro é contra sua imagem já a do Lula, é em sua defesa, ao crescimento da imagem, mais uma decepção ao buscar sites com alta neutralidade, nos fatos e idéias, uma pena mesmo, estava animado com esse, uma pena, retirando dos favoritos.

    Resposta
  • 01/04/2018 em 13:43
    Permalink

    Que coisa horrorosa este site. Totalmente canhoto, mostrando somente boatos a favor do Bolsonaro, inclusive ofendendo os defensores dele, como bolsomínions. Já está ficando feio o desespero da esquerda. Falta de profissionalismo, se é que tenhamos isto ainda no jornalismo brasileiro. Boato é falar que a maioria da nossa imprensa não é tendenciosa para a esquerda…

    Resposta
    • 09/04/2018 em 16:49
      Permalink

      Certamente apoiam o Lula, vulgo lunáticos!

      Resposta
  • 27/02/2018 em 11:52
    Permalink

    Os comunistas esqueceram de citar vários boatos como: Bolsonaro é homofóbico, Bolsonaro é rascista, Bolsonaro é machista, Bolsonaro é nazista, Bolsonaro é de extrema direita, Bolsonaro é protecionista… Está bem clara a lateralidade voltada para a esquerda deste site, são comunistas que querem q nossa bandeira nacional seja vermelha, são uns vendidos para a esquerda que não citam nenhum boato qie degrine a imagem de Bolsonaro.

    Resposta
    • 02/04/2018 em 17:08
      Permalink

      Não sou comunista e sua ignorância quanto ao que escreveu é aberrante. Bolsonaro é racista, homofóbico e machista. Existem matérias suficientes para considera-lo assim, CQC, quilombolas (CONDENADO), bater no filho se ele fosse gay… Volte ao planeta Terra, rapaz!!!!

      Resposta
      • 10/06/2018 em 02:21
        Permalink

        CQC….ótima referência científica….kkkkk

        Resposta
    • 11/06/2018 em 17:31
      Permalink

      Protecionista ele não é, Pois quer dar nossas riquezas para os de fora. Kkķkkk

      Resposta
  • 22/02/2018 em 16:25
    Permalink

    Mas um site tendencioso à esquerda! As escolhas dos boatos de políticos são sempre seletivas, no sentido de beneficiar as esquerdas! Tá dando na pinta, viu!

    Resposta
  • 14/02/2018 em 13:01
    Permalink

    Estou começando a desconfiar de vocês, boatos.org.Onde estão os boatos tentando denegrir a imagem do Bolsonaro? Só apontaram os que o beneficiariam…que vergonha! Deus muito na cara.

    Resposta
    • 21/02/2018 em 19:18
      Permalink

      Esta clara a fétida presenca comunista nesse site, não entro mais aqui, estão trabalhando junto com o catraca livre que é outra corja de comunistas na Internet.

      Resposta
  • 22/01/2018 em 19:32
    Permalink

    Acho que na escolha dos 7 boatos contra Bolsonaro escolheram boa parte de boatos que não ajudam o parlamentar para eleição presidencial. Já no caso do Lula, todas as desmentidas foram para ajudar o Lularápio. Logo, considero imparcial o site.
    Por que não desmentem a questão da Preta Gil ou o caso de que Bolsonaro é homofóbico?

    Resposta
    • 06/05/2018 em 05:24
      Permalink

      Não fala besteira. O caso da Preta Gil, foi em uma matéria de um programa aí vivo, que era o CQC da Band. Tem diversos vídeos na internet, mostrando a situação na íntegra. O que você quer desmentir?
      Não viaja!

      Resposta
  • 07/06/2017 em 13:16
    Permalink

    Excelente modo de evitar disseminação de notícias falsas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)