Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > 35 dos 38 deputados a favor do impeachment são investigados por corrupção #boato

35 dos 38 deputados a favor do impeachment são investigados por corrupção #boato

Boato – Dos 38 deputados que votaram a favor do impeachment em Comissão na Câmara, 35 foram denunciados em casos de corrupção. Dos 27 que votaram a favor, só dois são denunciados.

Na semana da votação do impeachment de Dilma no Plenário da Câmara, a guerra entre lados está cada vez mais acirrada entre internautas. E claro que informações, digamos, imprecisas estão sendo utilizadas para defesa de quem é a favor e contra o impeachment.

A última história que apareceu na internet dá conta de um gráfico que circula pelo Facebook, blogs e WhatsApp. Ele aponta que 35 dos 38 deputados que votaram a favor do impeachment de Dilma respondem a processo na Justiça. A imagem diz o seguinte:

Deputados a favor do impeachment são corruptos, diz boato
Deputados a favor do impeachment são corruptos, diz boato

Votação do Impeachment – De cabeça preta são denunciados em corrupção

Votaram a favor – 38 deputados – 35 corruptos

Votaram contra – 27 deputados – 2 corruptos

A imagem foi utilizada como argumento por algumas figuras famosas. Em entrevista, o deputado Aliel Machado (Rede-PR) acabou citando a história também. Olha este post da União da Juventude Socialista.

Absurdo é corrupto pedir impeachment de Presidente sem crime. Diga não ao golpe.

‪#‎GolpeNuncaMais‬

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O Portal Fórum também publicou um post que endossava a informação.

35 dos 38 deputados que aprovaram impeachment na Comissão respondem por corrupção”, lembra sociólogo

Estes são os homens que defendem a moralidade. Sim, esse é o Brasil do cinismo”, ressalta Sérgio Amadeu da Silveira

35 dos 38 deputados que aprovaram o impeachment na Comissão respondem processos de corrupção.

Estes são os homens que defendem a moralidade e querem cassar a presidente para passar o Brasil a limpo. Cunha, Temer, Aécio, Serra, Janot e Moro são os homens que querem cassar a presidente. Sim, esse é o Brasil do cinismo. Um impeachment por manobras contábeis promovido por um grupo de falsos moralistas que dominaram o parlamento e as funções essenciais da justiça. Denuncie.

35 dos 38 deputados são corruptos?

Com tanta gente publicando esta história, você deve estar achando que é verdade, certo? Pois não é. A informação é falsa. Vamos aos fatos.

Quando a informação dos deputados começou a circular na internet chamou atenção de alguns veículos de mídia. E por meio do Portal Transparência Brasil, chegaram a um número um pouco diferente.

A Gazeta do Povo (mesmo veículo que entrevistou Aliel) apontou que dos 38 que votaram a favor do impeachment, 20 têm problemas com a Justiça. Dos 27 que votaram a favor, 16 são citados. São eles:

A favor:

Osmar Terra (PMDB-RS), Leonardo Quintão (PMDB-MG), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), Mauro Mariani (PMDB-SC), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Sheridan (PSDB-RR), Nilson Leitão (PSDB-MT), Paulo Maluf (PP-SP), Jerônimo Goergen (PP-RS), Julio Lopes (PP-RJ), Rogério Rosso (PSD-SP), Marcos Montes (PSD-MG), Danilo Forte (PSB-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), Mendonça Filho (DEM-PE), Fernando Francischini (SD-PR), Paulinho da Força (SD-SP), Marcos Feliciano (PSC-SP), Marcelo Squassoni (PRB-SP), Alex Manente (PPS-SP).

Contra:

Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Valterir Pereira (PMDB-MT), Paulo Teixeira (PT-SP), Vicente Cândido (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Roberto Brito (PP-BA), Édio Lopes (PR-RR), Paulo Magalhães (PSD-BA), Weverton Rocha (PDT-MA), Flávio Nogueira (PDT-PI), Bacelar (PTN-BA), Junior Marreca (PEN-MA), Orlando Silva (PCdoB-SP).

O Portal EBC detalhou a lista. De acordo com esta reportagem, quatro dos que votaram são indiciados na Operação Lava-Jato e a grande maioria enfrenta problemas por má gestão do dinheiro público ou por crimes eleitorais. Há também casos relacionados à licitações, lavagem de dinheiro etc.

Este cálculo faz com que 52% dos deputados a favor do impeachment na Comissão sejam investigados e 59% contra sejam investigados. Valem lembrar que ser investigado não significa necessariamente que eles sejam corruptos.

Resumindo: a informação de que a maioria esmagadora dos deputados que votaram a favor do impeachment são investigados por corrupção é falsa. Na realidade, a proporção de investigados entre situação e oposição é bem equilibrada.

PS.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora (e amiga) Gisele Barão e do leitor Alex Yamazaki. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.