Vídeo que mostra Dilma sendo humilhada na Europa é falso

By | 18/07/2014
Dilma teria sido humilhada na Europa, diz boato

Dilma teria sido humilhada na Europa, diz boato

Boato – Depois de falar de Copa das Copas em encontro na União Europeia, presidente Dilma é humilhada pelo ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz.

A Copa acabou, então voltamos aos boatos que envolvem as eleições. Mais uma vez, a presidente Dilma Rousseff é a protagonista da história. Circula na internet um vídeo que mostra Dilma em um encontro em que fala da Copa das Copas. Em seguida, escuta uma resposta forte do ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz. De acordo com as legendas da postagem no Facebook, o homem humilha Dilma.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

No vídeo, legendado para o português, Merz fala que Dilma fala absurdos quando vem na Europa. Ele cita que Lula disse que viria nadando da África se o Brasil não ficasse pronto para a Copa e que Dilma esqueceu o cérebro na privada. Tudo com muitas gargalhadas. Assista ao vídeo:

Leia a transcrição dos comentários:

A senhora prometeu milhares de unidades de saúde, a senhora prometeu milhares de creches, a senhora prometeu o trem bala para a copa, agora a senhora promete a Copa das Copas. Senhora presidente, esses tipos de promessas aqui na Europa, é um absurdo (risos), alguém poderia me ajudar?

Estamos recebendo a presidenta do Brasil. Uma presidenta que faz discursos totalmente mirabolantes. Em 2014, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo. Em 2007, o governo desta senhora prometeu ao povo não usar dinheiro público algum para a realização da Copa do Mundo no Brasil. Em 2010, o presidente Lula declarou que viria nadando da África caso o Brasil não ficasse pronto para a Copa. Lula, cuidado para não causar dor de estômago aos tubarões. Então agora… a presidente Dilma com um discurso tão confuso como uma piada contada por um bêbado, vem a Europa e diz que o Brasil vai fazer a Copa das Copas. Senhora presidente… onde esqueceu seu cérebro? Alguém poderia ir a privada buscar o cérebro desta senhora. Senhora presidente, não venha falar essas besteiras na Europa. A senhora não está falando com os bobos como faz no Brasil.

O vídeo fez grande sucesso no Facebook. Ganhou muitos compartilhamentos e comentários. Pena essas pessoas foram enganadas. Como foi adiantado, o homem que fala ao vídeo é o ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz. A mulher, até o momento, não identificamos.

O vídeo em que ele tem um ataque de riso enquanto faz um discurso sequer foi na presença de Dilma. O fato ocorreu em 2010. Segundo o G1, o ataque ocorreu enquanto ele respondia uma pergunta burocrática sobre importação de carnes. Confira a matéria que fala a respeito. O vídeo da BBC falando do fato está neste link.

Já o início do Dilma é de uma reunião de Dilma no início do ano de 2014 com o presidente da União europeia, João Manuel Durão Barroso, em Bruxelas. À época, Durão Barroso chegou a falar de uma possível final lusófona na Copa.

Não é a primeira vez que o discurso do ministro engraçadinho é utilizado com tradução errada. Buscando na web, achamos este vídeo em que Lula é “criticado” por Hans-Rudolf Merz. Confira:

Não vamos entrar no mérito de a Copa foi um sucesso. Para muitos foi e, para outros tantos, não foi. Mas uma coisa é certa: o ministro das finanças da Suíça não expressou opinião nenhuma sobre isso. E nem Dilma foi humilhada na Europa.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Kátia Linhaus e Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

5 thoughts on “Vídeo que mostra Dilma sendo humilhada na Europa é falso

  1. Marcão

    O VÍDEO É COMPLETAMENTE FALSO, CONSEGUI TRADUZIR O QUE OS EUROPEUS DISSERAM, PODEM NOTAR QUE EM MOMENTO ALGUM ELES NO SEU IDIOMA FALAM LULA, DILMA E BRASIL, REALMENTE UMA FARSA MAL FEITA APESAR DE QUE QUERO LULA E DILMA FORA DO BRASIL URGENTISSIMO.

    Reply
  2. Ricardo

    O que será que os europeus estão achando agora da corrupção e robalheira
    na Petrobrás? O que será que eles dizem do lula, da dilma e do pt? O minúsculo é de propósito) A gente
    fica até com vergonha de ser brasileiro. Nós não temos governo há muito tempo,
    temos sim uma quadrilha governando o Brasil.

    Reply
  3. Marcos

    Montagem ou não, falso ou verdadeiro, o fato é que não falta motivação para que as pessoas façam este tipo de coisa; primeiro o ex-presidente Lula afirmando que não seria usado recursos públicos para a organização da Copa; existe uma diferença exorbitante entre a afirmativa e o que aconteceu: foram gastos bilhões de reais e o que é pior, sem uma fiscalização efetiva por parte do Congresso, pois o próprio governo usou de subterfúgios para gastar sem controle; (ainda bem que o Brasil é um país rico de primeiro mundo)…definitivamente, somos um país motivo de piadas….

    Reply
  4. Alexandre

    E Luiz, mas não ache que a idéia que eles tem do Brasil e muito diferente desta que o vídeo colocou em forma de brincadeira. Quem ja morou lá sabe disso.

    Reply
  5. Luiz Carvalho

    Caro Edgard Matsuki, parabéns pela atuação.
    Estamos cansados de receber posts compartilhadas de um monte de gente que lê apenas a manchete e já saí por aí compartilhando vias redes sociais que não são verdadeiros, e bastava a pessoa empreender na leitura até o final, que tem coisas que a lógica ou o bom senso já denuncia que não absolutamente nada de verdade… Então tendo alguém que faça essa atuação e publique os esclarecimentos é interessante para que possamos ir desmascarando estas coisas que tanto faz mal para todos nós, para toda a sociedade…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *